sábado, 11 de abril de 2020

Real Madrid x Sport (1957) inauguração da iluminação do estádio Santiago Bernabéu.

REAL MADRID 5x3 SPORT RECIFE - 1957
Em 18/05/1957, o Sport Club do Recife foi à Espanha enfrentar o Real Madrid num amistoso que marcou a inauguração da iluminação do estádio Santiago Bernabéu.



 Até esse jogo, não havia partidas noturnas no estádio. Foi contra o Leão que houve o primeiro compromisso de noite.

O Real Madrid já era um time grande na Europa e contava com grandes estrelas, como o francês Raymond Kopa, que ganharia a Bola de Ouro da France Football no ano seguinte. Kopa brilhou na Copa de 1958 pela França.


El 18 de mayo de 1957, el Real Madrid inauguró la iluminación eléctrica en las gradas y accesos del estadio en un partido ante el Sport Club do Recife brasileño, que finalizó con victoria local por 5-3. Gracias a esto el Real Madrid ya podía jugar partidos por la noche.

Imagine uma partida entre Sport e o maior clube de futebol do mundo, durante sua melhor época, com um público de mais de 70.000 pessoas... Sonho? Não, história.

Maio de 1957. O Sport estava em excursão pela Europa. O Real Madrid vivia os melhores dias de sua história, um período que rendeu 5 títulos consecutivos da Taça dos Campeões Europeus (atual UEFA Champions League): 1955-56, 1956-57, 1957-58, 1958-59 e 1959-60.

Acordou-se um amistoso entre as equipes para a inauguração da iluminação artificial do Santiago Bernabéu. 

Raymond Kopa
O Real Madrid jogaria sem Di Stéfano, La Saeta Rubia, então melhor jogador do mundo. Caberia a Raymond Kopa o papel de maestro dos merengues. Kopa que no ano seguinte ganharia o Ballon D'Or, prêmio de melhor jogador da Europa (que hoje é dado ao melhor jogador do mundo pela FIFA). Kopa que brilharia na grande campanha da França na Copa de 58, ao lado de Just Fontaine.

A bola rolou em 18 de maio de 1957. Mal começou o jogo e os blancos saíram na frente com um gol de Castaños. Traçaia, maior artilheiro da história do Sport, empatou aos 37 minutos. Antes de terminar o 1º tempo, Pérez Payá deixou os espanhóis em vantagem novamente. 

Tão logo se iniciou a etapa complementar, Marsal marcou o terceiro dos madrilenos. A partir dos 15 minutos, veio a reação rubro-negra: Eliezer diminuiu após falha de Navarro e, cinco minutos depois, Naninho empatou a partida. Mas a reação parou por aí. Os merengues voltaram a marcar por meio de Castaños, e, por fim, o craque Kopa fechou o placar com uma belíssima jogada individual. Real Madrid 5x3 Sport.












Dados da partida:

REAL MADRID 5X3 SPORT

REAL MADRID: Visa (Zumalabé); Alvárez, Oliva e Navarro, Rubio e Ruiz;  Castaños, Pérez Payá (Joselín), Kopa, Marsal e Molowny.

SPORTCarijó; Bria e Servílio; Osvaldinho, Pinheirense e Rubens; TraçaiaNaninhoIlo CaldasSoca e Geo (Eliezer).

Gols: Castaños (2), Pérez Payá, Marsal, Kopa, TraçaiaNaninho e Eliezer.


Naninho e Traçaia marcaram no Santiago Bernabéu.









Imagens de Real Madrid 5 x 3 Sport na primeira noite do Santiago Bernabéu



Amistoso em 1957, na Espanha: Real Madrid 5x3 Sport. Foto: Jornal ABC de Madri/arquivo/reprodução
“O espetáculo do campo iluminado é impressionante, tanto fora como dentro. Isso foi compreendido pelo público, que várias vezes ovacionou don Santiago Bernabéu, promotor desta inovação, que culmina com a grande obra do estádio que leva seu nome.”
Este é um trecho da reportagem do jornal madrilenho ABC, em 25 de maio de 1957, contando todos os detalhes da instalação do sistema de iluminação do estádio do Real Madrid, inaugurado uma semana antes.
Amistoso em 1957, na Espanha: Real Madrid 5x3 Sport. Foto: Jornal ABC de Madri/arquivo/reprodução
Todo o trabalho foi realizado em 40 dias, com alguns números enormes, como os 106 quilômetros de fios condutores, os 2.060 pontos de luz e, sobretudo, os 480 refletores no topo da arquibancada. Claro, não faltaram fotografias do primeiro dia com vida noturna na cancha, tomada por 60 mil pessoas.
Veja a capa do caderno esportivo e a primeira página da cobertura aqui e aqui.
Trata-se de um achado incrível do perfil Futuro Sport, revivendo o passado rubro-negro. Pois é, o amistoso inaugural do principal palco da capital espanhola, preparatório para a final da Copa dos Campeões, doze dias depois, foi justamente contra o Leão. Excursionando na Europa, o Sport acabou recebendo o surpreendente convite, devidamente aceito. A partida teve até cartaz oficial.
Amistoso em 1957, na Espanha: Real Madrid 5x3 Sport. Foto: Jornal ABC de Madri/arquivo/reprodução
Poupando as suas principais peças e objetivando o bicampeonato europeu (a série, na verdade, terminaria no penta), o Real teve como destaque o meia francês Raymond Kopa, que ganharia a Bola de Ouro de melhor jogador do continente no ano seguinte. Bastou contra o “excelente conjunto brasileño”.
O Rubro-negro até endureceu a partida, chegando a empatar em 3 x 3, aos 20 minutos do segundo tempo, com gols de Traçaia, Eliezer e Naninho, mas prevaleceu a categoria espanhola. Real 5 x 3, com Kopa fechando o placar.
Até hoje não havia registro fotográfico da peleja no Brasil, de uma noite histórica para o Real Madrid. E para o próprio Sport…


Santiago Bernabéu - Santuário do Futebol - Imortais do Futebol




AS MAIORES TORCIDAS DA TURQUIA

Made In Turkey Logo Isolated On White Background For Your Web ...


Preferência pelo Futebol

O futebol é o esporte mais popular da Turquia, delineando suas raízes na época do Império Otomano. A primeira partida de futebol na Turquia ocorreu na data de 1875, e como em quase em todos os países, o futebol foi levado até os turcos pelos ingleses.  Historicamente, o futebol turco não é tão forte como o de outros centros da Europa, mas os torcedores turcos são fanáticos pelo esporte, além de conhecidos por sua devoção e fanatismo por seus clubes.

De acordo com um estudo realizado pela empresa de consultoria turca Adil Gür yönetimindeki A&G Araştırma Şirketi'ne, cerca de 30 milhões de turcos (42,5% da população) se declaram extremamente fanáticos por futebol, o que representa quase metade da população. A pesquisa diz ainda que esse contingente de muito fanáticos é formado majoritariamente por homens (70%).

A liga turca cresce a cada temporada e atualmente já conta com craques do naipe de Drogba e Sneijder. Os times turcos estão ficando cada vez mais ricos, o que possibilita o maior número de bons jogadores no país. Vale ressaltar que, na temporada 2011/12, o Galatasaray foi um dos 30 clubes que mais arrecadaram dinheiro com suas fontes de receita.


Campeonato Turco de Futebol


Campeonato Turco de Futebol (muito conhecido pelo seu nome em turco Süper Lig,em portuguêsSuper Liga) é o maior evento do futebol realizado na Turquia e o maior evento esportivo realizado nesse país.

Maiores clubes da Turquia

No futebol turco, apenas quatro clubes são considerados grandes. Galatasaray, Fenerbahçe e Beşiktaş formam o “trio de ferro” do país, são os gigantes da nação, os clubes turcos mais conhecidos no exterior e os que mais participam de competições europeias. Mas, num contexto interno, o Trabzonspor também é considerado grande e possui uma considerável representatividade na Turquia. Veja quem são os grandes da Turquia separados por cidade sede:

Istambul: Galatasaray, Fenerbahçe e Beşiktaş 

Trabzon: Trabzonspor

O futebol turco é tão polarizado pelo trio de Istambul que apenas cinco clubes venceram o campeonato nacional a partir de 1957 (ano em que o campeonato se profissionalizou) e o último título da quarta força do país, o Trabzonspor, foi no longínquo ano de 1984. O interessante é que a cidade de Ancara, que é a capital do país, não conta com nenhum clube entre os grandes e nenhum clube com grande torcida. 

Excluindo-se os 4 grandes, apenas dois clubes possuem o título nacional, um deles é o Ankaragücü, da capital Ancara. O outro é o Bursaspor, da importante cidade de Bursa (1,8 milhão de habitantes), considerado pelos turcos como um clube médio tradicional, algumas vezes citado até mesmo como o 'quinto grande'.

Galatasaray, Fenerbahçe e Beşiktaş dominam o campeonato nacional e a Copa da Turquia. Além disso, os três clubes nunca foram rebaixados no Campeonato Turco.

Localização dos maiores clubes turcos

Como já vimos, a cidade de Istambul, concentra as três grandes forças do futebol turco e os times mais populares do país. Istambul é uma das maiores metrópoles do mundo e concentra em sua região metropolitana mais de 13 milhões de pessoas. A cidade de Istambul sempre foi uma importante rota mundial desde os tempos onde era conhecida como Constantinopla. Galatasarasay e Beşiktaş estão sediados na parte europeia da cidade, a mais rica e desenvolvida. Já o Fenerbahçe, é da parte asiática da cidade, considerada uma região mais humilde e menos desenvolvida.

Outra cidade importante por sediar um grande clube turco é a cidade de Trabzon, localizada no litoral do país e banhada pelo Mar Negro. Trabzon não figura entre as maiores cidades do país, possui modestos 200 mil habitantes, mas é a cidade sede do Trabzonspor, quarto clube mais importante do país. Ancara, apesar de ser a capital do país e segunda maior cidade com 4 milhões de habitantes, não conta com nenhum time grande no contexto nacional.



O mapa acima mostra o território turco, e a localização das principais cidades do país.

Istambul em vermelho. Clique na imagem para ampliar o mapa.
O mapa ao lado mostra a localização de Istambul e mais abaixo uma representação esquemática dos bairros sedes dos principais clubes da cidade. O Galatasaray está sediado no bairro de mesmo nome, que pertence ao distrito de Beyoğlu (destacado em vermelho no mapa), um dos mais tradicionais da cidade. Nesta região, o clube é tão influente que atinge a esmagadora porcentagem de 79% dos torcedores, contra 14% do Fenerbahçe e 4% do Beşiktaş. Ainda no lado europeu da cidade, o Beşiktaş fica sediado no distrito de Beşiktaş (destacado em cinza), único bairro da cidade onde o clube alvinegro possui a maior torcida, cerca de 40% da população do bairro contra 31% e 20% dos rivais Galatasaray e Fenerbahçe, respectivamente.

Distritos (bairros) de Istambul e a região sede dos clubes: Beyoğlu em vermelho, Beşiktaş em cinza e Kadıköy em amarelo.




Do outro lado do Estreito de Bósforo, na parte asiática da cidade, fica a sede do Fenerbahçe, no distrito de Kadıköy (destacado em amarelo), o mais populoso de Istambul, com aproximadamente 700 mil habitantes, e com um domínio ainda mais impressionante. Cerca de 85% dos moradores do bairro se declaram fãs do Fener, contra 8% e 5% dos rivais. 

Maiores torcidas da Turquia

A maior torcida da Turquia é a do Galatasaray. O Cimbom (apelido do clube) conta com torcedores em todas as regiões do país. O Fenerbahçe tem a segunda maior torcida e também tem uma torcida espalhada por toda a Turquia. Já o Beşiktaş, terceiro mais popular, também possui torcedores distribuídos por todas as regiões, ainda que numa proporção menos nacional que a dos dois grandes rivais. O Trabzonspor, apesar de ser um clube novo, tem um número de torcedores relativamente grande para um país onde três clubes polarizaram e dominaram o futebol historicamente. Entretanto, sua torcida é bem mais regionalizada.

Na temporada de 2012/13, o Galatasaray teve média de 32 mil torcedores por jogo, abaixo apenas do Fenerbahçe com a incrível média de 41 mil torcedores (o clube entrou no ranking das 100 maiores médias de público do mundo). O Beşiktaş também detém boa média de público. A torcida do Galatasaray é estimada em 21 milhões de pessoas na Turquia, o Fenerbahçe, chega perto de 17 milhões e o Beşiktaş tem por volta de 8 milhões de torcedores. Já o Trabzonspor tem entre 2 e 3 milhões segundo as pesquisas de torcida. Diferentemente das outras cidades do país, os torcedores da cidade de Trabzon têm característica bairrística e por isso não costumam torcer para os times de Istambul. Cerca de 72% dos torcedores de futebol da região torcem pro Trabzonspor.

Pesquisa Nacional 1 – Turquia – Realizada pelo instituto turco Adil Gür yönetimindeki A&G Araştırma Şirketi'ne, e publicada em 2010 por diversos sites turcos.

Clube
% de torcida
1  Galatasaray
33,8%
2  Fenerbahçe
26,6%
3  Beşiktaş
18,4%
 Trabzonspor
10,1%
5  Bursaspor
2,9%


Pesquisa Nacional 2 – Turquia – Levantamento publicado por uma empresa especializada em jogos de azar chamada Bilyoner, que pesquisou o time de coração de milhões de turcos, em todas as regiões da Turquia em 2011.

Clube
% de torcida
1  Galatasaray
35%
2  Fenerbahçe
34%
3  Beşiktaş
19%
 Trabzonspor
4%
5  Bursaspor
1%
Outros
7%


No mapa abaixo, o mesmo estudo da Bilyoner.com aponta as maiores torcidas de cada uma das 67 províncias do país. Note que a Turquia tem a maioria do mapa em vermelho, o que representa as províncias onde o Galatasaray possui a maior torcida. Em azul, estão as províncias cujo Fenerbahçe é mais popular. Outros detalhes importantes: o Beşiktaş não possui a maior torcida de nenhuma província, enquanto o Trabzonspor é o mais popular em sua província de origem (Trabzon). Clique sobre a imagem para ampliar o mapa.



















.
Pesquisa em Istambul – Pesquisa sobre a maior torcida da cidade

Clube
% de torcida
1  Fenerbahçe
37%
2  Galatasaray
36%
3  Beşiktaş
20%

Fonte: Pesquisa Bilyoner, 2011.

Curiosamente, o Fenerbahçe possui a maior torcida de Istambul, ainda que empatado tecnicamente com o Galatasaray. Essa diferença mínima pode ser explicada pelo fato de dominar o bairro mais populoso da cidade. No mapa abaixo, os distritos de Istambul são representados pela cor do clube mais popular de cada bairro. O Beşiktaş só é maioria em seu bairro de origem.
Distritos da cidade de Istambul  representados pelas cores da maior torcida local.



















.
Pesquisas de torcida em outras cidades importantes

Ancara (capital do país)

Fenerbahçe – 35%
Galatasaray – 33%
Beşiktaş – 21%

Bursa

Galatasaray – 28%
Fenerbahçe – 24%
Bursaspor – 23%

Fonte: 
Pesquisa Bilyoner.

Os três gigantes da Turquia, estão na lista dos clubes mais “curtidos” no Facebook, segundo relatório da Football Finance de 2012. Confira o número de “curtir” dos clubes turcos no Facebook na última parcial:

Galatasaray - 7.581.000 (oitavo lugar no mundo).
Fenerbahçe - 6.099.000 (nono lugar no mundo).
Beşiktaş - 3.746.000 (décimo terceiro lugar no mundo).
Trabzonspor - 500.000 (entre 50º e 70º lugar no mundo).

Fonte: Futebol Finance.

Esses números no Facebook são ótimos indicadores e corroboram aquilo que as pesquisas de torcida apontam no país.

Clubes turcos e a mídia

O Campeonato Turco é uma liga que tem crescido muito nos últimos anos, porém, ainda é uma liga sem muita repercussão ou destaque na Europa e nos outros continentes. Os times de Istambul concentram todas as atenções da mídia turca e são os clubes que mais têm jogos transmitidos na TV. Os três gigantes do país possuem canal de TV pago próprio, com conteúdo exclusivo para os assinantes desses canais.

Cotas de TV: Os clubes turcos negociam seus valores referentes à televisão de maneira individual. Eles também têm uma grande fonte de receitas vinda de suas TVs privadas. As equipes grandes da capital são amplamente beneficiadas, com cotas de TV significativamente maiores que os demais clubes da Turquia.

Receitas dos clubes

A Liga Turca, em termos de faturamento, não está entre as 8 principais ligas em arrecadação da Europa. Mesmo assim, o Galatasaray figurou na temporada 2011/12 entre os 30 clubes mais ricos do mundo. O faturamento total do clube turco na temporada 2011/12 foi de R$ 258,1 milhões. A receita do clube turco foi oriunda basicamente da venda de ingressos, receitas com seu canal de TV e outros fatores. Os outros dois gigantes têm suas fontes de receitas basicamente semelhantes ao Galatasaray.

Clubes mais vitoriosos da Turquia

Os três grandes de Istambul dominam a liga nacional e a copa do país. Juntos, os 3 grandes detém mais de 80% dos títulos do Campeonato Turco. O quarto maior campeão nacional é o Trabzonspor que, apesar de ser um clube relativamente novo, detém muitos títulos nacionais. Porém, o último título turco do clube foi em 1984. Além dos quatro maiores times, o Bursaspor, em 2010, também venceu o campeonato nacional e consegui findar a hegemonia dos times de Istambul que já durava há mais de 26 anos.

Fora essas cinco equipes, o único clube que possui o título de campeão turco é o Ankaragucu, da capital Ancara. O clube venceu em 1949 o torneio Amator Futbol Şampiyonası, o campeonato de futebol amador que existia na Turquia entre algumas cidades, entre elas Istambul e Ancara. É um título muito questionado, pois o campeonato turco profissional (chamado de Süper Lig) só foi se estabelecer profissionalmente no ano de 1959 com o título do Fenerbahçe. Em 1957 e 1958 também existiu uma competição de futebol, vencida pelo Beşiktaş nas duas oportunidades. A Federação Turca não reconhecia esses títulos até 2002, quando então emitiu um parecer unificando os dois torneios à liga profissional e tornando o clube alvinegro oficialmente como primeiro campeão nacional na temporada de 1956/57.

Internacionalmente, o único clube turco que já foi campeão europeu é o Galatasaray. O Galatasaray tem 2 títulos europeus em sua galeria de títulos, a  Europa League de 1999/2000 (então Copa da Uefa), vencida em cima do Arsenal nos pênaltis e a Supercopa Europeia de 2000, vencendo o Real Madrid por 2-1. Veja como é o número de títulos nacionais e internacionais dos clubes turcos:

Clube
Campeonato Turco
Supercopa da Europa
Europa League
Galatasaray
22
1
1
Fenerbahçe
19
-
-
Beşiktaş
15
-
-
Trabzonspor
6
-
-
Bursaspor
1
-
-
Ankaragücü **
1
-
-

O Galatasaray domina todas as competições nacionais, uma vez que é também o maior campeão da Copa da Turquia, seguido do Beşiktaş e Fenerbahçe nesta competição.

** O título do Ankaragücü não é plenamente reconhecido pela Federação Turca de Futebol.

Maiores Clássicos da Turquia

Kıtalar Arası Derbi ou Derby Intercontinental é o nome do clássico entre Galatasaray  Fenerbahçe. Maior clássico e maior rivalidade da Turquia. É visto como o confronto entre o clube da parte europeia de Istambul (rica e desenvolvida) contra a equipe da parte asiática da cidade, do outro lado do Estreito de Bósforo, de população mais pobre e bairros menos desenvolvidos Tradicionalmente, o Galatasaray é tido como clube de classe alta e cosmopolita do lado europeu de Istambul, enquanto o Fenerbahçe teve origem na classe trabalhadora do lado asiático, cujas pessoas sempre demonstraram insatisfação com as autoridades otomanas, fatos que ajudaram a acirrar o ódio entre os clubes e torcedores. Juntos a dupla tem mais de 70% dos torcedores na Turquia. É considerado um dos derbys mais tensos e violentos do planeta, que deixa uma atmosfera fantástica no país. Em Istambul, costumam lembrar os riscos de andar com a camisa do time rival no lado errado da cidade. Além do equilíbrio no número de torcedores, os dois clubes também disputam a hegemonia nos títulos nacionais.

Derby Besiktas-Fenerbahçe é o clássico entre  Fenerbahçx BeşiktaşOutro clássico de grande rivalidade no país, considerada a segunda maior rivalidade da Turquia. Os Kata Kartal (aves negras em turco), modo como são chamados os torcedores do clube alvinegro, são vistos como os “primos pobres” do abastado lado europeu da cidade. Diferente do Galatasaray, possuem uma torcida concentrada na população de classe média baixa da região ocidental, tal como os torcedores do Fener localizados no lado oriental, deixando este clássico com estigma de “povão”. As duas torcidas se odeiam e o clássico costuma ter diversos casos de violência entre torcedores dos dois clubes.

Derby continental é o clássico entre Galatasaray x Beşiktaş. São os dois clubes do lado ocidental de Istambul. Muitas vezes visto como um derby “café com leite”, a rivalidade dos dois vizinhos de Istambul existe e é relativamente grande, ainda que menor do que as duas rivalidades acima. Um episódio curioso ocorreu quando a torcida do Beşiktaş proibiu o McDonald’s de colocar em uma unidade próxima a sede do clube as cores vermelha e amarela, do rival do lado ocidental da cidade.

Izmir Derby é o nome do jogo entre Göztepe x KarşiyakaUma grande rivalidade de dois clubes menores da cidade de Izmir. É uma rivalidade intensa, apesar de pouco conhecida. Trata-se de um dos jogos mais violentos da Turquia, como mostrou o documentário “Real Factories”. Atualmente, os dois clubes se encontram nas divisões inferiores da Turquia. O jogo costuma ser classificado como de alto risco para as autoridades de segurança da Turquia.

Outros clássicos: Existem outros clássicos entre equipes menores como o Derby de Ancara, entre Ankaragacu e o Gençlebirligi, e os confrontos entre os três gigantes de Istambul versus o Trabzonspor, que também são considerados clássicos e jogos atrativos no calendário turco.