O Botafogo recebe a Ponte Preta neste sábado, às 20h (de Brasília), na Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, precisando de um triunfo para tentar encaminhar a sua vaga na próxima Copa Libertadores.
Jair Ventura, técnico do Botafogo, advertiu seus jogadores da importância deles manterem a tranquilidade para afastarem a má fase. O discurso foi assimilado.
“Nós ainda dependemos dos nossos próprios resultados e isso, no meu modo de ver, é o mais importante. Formamos um time que tem sido eficiente em vários jogos, mas que nos últimos não vem conseguindo sair de campo com o resultado. A irregularidade existe no Campeonato Brasileiro, mas o Botafogo não é o único a passar por isso. Portanto, temos que colocar a cabeça no lugar para irmos bem nessas duas rodadas finais. Podemos ganhar da Ponte se tivermos essa tranquilidade”, apontou o meia Camilo.
Apesar de pregar a tranquilidade, o Glorioso garante que vai pressionar o rival desde o começo do confronto.
“Precisamos pressionar a Ponte Preta desde o começo, pois sabemos que a vitória é o único resultado que interessa. Portanto, não podemos permitir que eles mantenham o ritmo que desejam, pois provavelmente vão tentar segurar o jogo e impedir que a gente consiga atuar. O Botafogo tem por hábito ser ofensivo como mandante e não vamos mudar as nossas características justamente em um momento em que precisamos da vitória”, avisou o zagueiro Emerson Santos.
Para este compromisso o time do Botafogo é um mistério e as possibilidades são várias, principalmente porque os zagueiros Joel Carli e Emerson Silva e o meia Leandrinho, suspensos, ficam de fora. Outro desfalque é o lateral-direito Alemão, com o tornozelo direito inchado. A zaga deverá ter Emerson Santos, que atuou improvisado de volante, e Renan Foneca.
Marcinho deve asssumir a lateral direita, enquanto que o lateral-esquerdo Víctor Luís e o volante Aírton, que cumpriram suspensão diante do Verdão, retornam, assim como o volante Bruno Silva, recuperado de virose. O lateral-esquerdo Diogo Barbosa pode ser improvisado no meio, mas disputa posição com Rodrigo Lindoso. O ataque, que não marca gols há quatro jogos, pode sofrer mudanças. Neste caso, Sassá entraria em campo na vaga de Rodrigo Pimpão, compondo dupla com Neilton.
Pelo lado da Ponte Preta, o técnico Eduardo Baptista garante que sua equipe vai se empenhar como se brigasse pelo título.
“Nós mostramos contra o Fluminense que vamos levar muito a sério esta reta final de Campeonato Brasileiro, independentemente do que acontecer. Queremos conquistar a vitória contra o Botafogo e acabar com o máximo de pontos possível. Temos potencial para isso, apesar de respeitarmos o Botafogo”, declarou o comandante do time de Campinas.
A Ponte Preta terá apenas uma alteração em relação ao jogo contra o Fluminense. O volante Wendel, suspenso por acúmulo de cartões amarelos, cumpre suspensão e fica de fora. Assim, Ravanelli, tratado como uma da principais revelações das categorias de base, terá a oportunidade de começar jogando pela primeira vez.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), e naquela ocasião a Macaca levou a melhor, ganhando por 2 a 0. Os gols campineiros foram anotados por Pottker e Reinaldo.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X PONTE PRETA-SP
Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de novembro de 2016, Domingo
Horário: 20h(de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Adailton Fernando Menezes (GO)
BOTAFOGO: Sidão, Marcinho, Emerson Santos, Renan Fonseca e Víctor Luís; Aírton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso (Diogo Barbosa) e Camilo; Neilton e Sassá (Rodrigo Pimpão)
Técnico: Jair Ventura
PONTE PRETA: Aranha, Nino Paraíba, Douglas Grolli, Antônio Carlos e Breno Lopes; João Vitor, Matheus Jesus e Ravanelli; Rhayner, Clayson e Pottker
Técnico: Eduardo Baptista
gazeta esportiva