por Humberto Luiz Peron
Após o final da 36ª rodada, o Palmeiras ficou muito perto de conquistar o Campeonato Brasileiro. Com a vitória sobre o Botafogo, com gol de Dudu , o líder do Brasileiro chegou aos 74 pontos e abriu 6 pontos de vantagem para o Santos - segundo colocado -, que só empatou com o Cruzeiro. Agora, o Palmeiras precisa de 1 ponto para levantar a taça ou só vai ficar sem o título se perder suas duas partidas e o time da Vila Belmiro conquistar 2 triunfos. Confira o resumo da rodada.
>> LÍDERES ATÉ AQUI
36ª rodada - Palmeiras (isolado) - 6 pontos de vantagem
35ª rodada - Palmeiras (isolado) - 4 pontos de vantagem
34ª rodada - Palmeiras (isolado) - 6 pontos de vantagem
33ª rodada - Palmeiras (isolado) - 5 pontos de vantagem
32ª rodada - Palmeiras (isolado) - 6 pontos de vantagem
31ª rodada - Palmeiras (isolado) - 4 pontos de vantagem
30ª rodada - Palmeiras (isolado) - 1 ponto de vantagem
29ª rodada – Palmeiras (isolado) – 3 pontos de vantagem
28ª rodada – Palmeiras (isolado) - 3 pontos de vantagem
27ª rodada – Palmeiras (isolado) - 1 ponto de vantagem
26ª rodada - Palmeiras (isolado) - 1 ponto de vantagem
25ª rodada - Palmeiras (isolado) - 1 ponto de vantagem
24ª rodada - Palmeiras (isolado) - 1 ponto de vantagem
23ª rodada - Palmeiras (isolado) - 3 pontos de vantagem
22ª rodada - Palmeiras (isolado) - 3 pontos de vantagem
21ª rodada - Palmeiras (isolado) - 2 pontos de vantagem
20ª rodada - Palmeiras (isolado) - 3 pontos de vantagem
19ª rodada - Palmeiras (isolado) - 1 ponto de vantagem
18ª rodada - Santos (saldo de gols)
17ª rodada - Corinthians (isolado) - 1 ponto de vantagem
16ª rodada - Palmeiras (isolado) - 2 pontos de vantagem
15ª rodada - Palmeiras (isolado) - 3 pontos de vantagem
14ª rodada - Palmeiras (isolado) - 1 ponto de vantagem
13ª rodada - Palmeiras (isolado) - 3 pontos de vantagem
12ª rodada - Palmeiras (isolado) - 3 pontos de vantagem
11ª rodada - Palmeiras (isolado) - 2 pontos de vantagem
10ª rodada - Palmeiras (isolado) - 2 pontos de vantagem
9ª rodada - Palmeiras (saldo de gols)
8ª rodada - Internacional (isolado) - 3 pontos de vantagem
7ª rodada - Internacional (isolado) - 1 ponto de vantagem
6ª rodada - Corinthians (número de cartões)
5ª rodada - Internacional (isolado) - 3 pontos de vantagem
4ª rodada - Grêmio (saldo de gols)
3ª rodada - Santa Cruz (saldo de gols)
2ª rodada - Santa Cruz (saldo de gols)
1ª rodada - Palmeiras (saldo de gols)
>> MUITO PERTO DA TAÇA
Foi um jogo difícil, mas o Palmeiras bateu o Botafogo (1 a 0). Jogando em casa, o líder do Brasileiro começou pressionando, criou chances e parou nas boas defesas do arqueiro Sidão. O Botafogo foi perigoso nos últimos minutos da etapa inicial. O segundo tempo começou quente, com as duas equipes procurando o gol e perdendo oportunidades. No momento em que o Botafogo pressionava mais, o Palmeiras armou um contra-ataque e fez o seu gol (Dudu). Em vantagem no placar, o primeiro colocado melhorou a marcação, controlou o jogo e segurou o resultado. Com a vitória, o Palmeiras só precisa de 1 ponto, em duas partidas, para ficar com o título - se o Santos não vencer seus dois jogos, o time de Cuca será o campeão. O Botafogo, cujo ataque não faz mais gols e só fez 2 pontos nos últimos 4 jogos, caiu para a 6ª colocação.
>> EMPATES PÉSSIMOS
Cruzeiro e Santos empataram (2 a 2). A partida foi muito movimentada, com as duas equipes procurando o gol e com os dois treinadores mudando bastante a armação tática das equipes durante a partida. Mas o jogo também teve atuação confusa da arbitragem que cometeu erros em lances capitais. O Cruzeiro começou melhor e abriu o placar na etapa inicial. No começo do 2º tempo, em duas bobeadas do sistema defensivo do time mineiro, o Santos conseguiu a virada. No final, quando os mineiros tinham apenas 10 homens em campo, o Cruzeiro conseguiu o empate - Manoel acabou marcando, mas estava em posição irregular. Com o empate, o Cruzeiro soma 3 partidas sem derrota. O Santos ficou 6 seis pontos atrás do Palmeiras e precisa de uma combinação improvável de resultados para ficar com a taça.
Outro empate por 2 a 2 aconteceu no jogo entre Flamengo e Coritiba. No Maracanã, o time carioca começou com tudo e marcou logo no início. Assustado, o Coritiba demorou para se acertar em campo e no momento que conseguiu armar alguns ataques acabou levando o 2º. Antes do intervalo, a equipe paranaense diminuiu a contagem. No início da etapa final, o Coritiba teve chances de empatar, mas não fez. O jogo ficou aberto, com as duas equipes no ataque, e no final da partida o Coritiba conseguiu a igualdade. Com o empate, o Flamengo não tem mais chances de conquistar o título e agora luta pelo vice em um confronto direto contra o Santos, enquanto o Coritiba, que não perdeu nas últimas 5 partidas, não corre mais risco de rebaixamento.
>> VITÓRIAS EM CASA
O Atlético-PR mostrou sua força atuando em casa e derrotou o Sport (2 a 0). Melhor desde o início, o Furacão decidiu o jogo ainda na etapa inicial, marcando os dois gols. Na etapa final, o Sport ainda tentou reagir, mas pouco ameaçou. Com a vitória, o Atlético-PR é o time que mais conquistou pontos atuando como mandante no atual Brasileiro - 47 pontos - e termina a rodada na 5ª colocação, com 1 ponto de vantagem sobre o Corinthians que está na 7ª posição. O Sport continua ameaçado pelo rebaixamento e vai precisar somar pontos nos seus últimos jogos, que serão contra equipes rebaixadas: América-MG e Figueirense.
Em uma partida que contava com clubes que somavam várias partidas sem vitórias, a Ponte Preta venceu o Fluminense (1 a 0). O jogo foi ruim tecnicamente e o time campineiro, um pouco melhor nos primeiros 45 minutos, conseguiu marcar o seu gol. No segundo tempo, mesmo com mais jogadores de características ofensivas, o Fluminense praticamente não ameaçou e a Ponte Preta tentou em alguns contra-ataques. Com o triunfo, a Ponte Preta acaba com uma sequência de 4 jogos sem vencer. Já o Fluminense completa oito partidas sem conquistar 3 pontos. Com 49 pontos, as duas equipes têm poucas chances de conquistar um vaga na próxima Libertadores.
Mesmo preocupada com a semifinal da Copa Sul-americana, a Chapecoense passou pelo São Paulo (2 a 0). O time paulista até começou melhor e criando chances, mas a Chapecoense equilibrou a partida e marcou seus dois gols no final da etapa inicial. Perdendo, o São Paulo voltou pressionando no 2º tempo, criou algumas chances mas não conseguiu diminuir o placar. Com mais uma vitória, a Chapecoense encosta no G6, tem 3 pontos de desvantagem para o 6º colocado (Botafogo). Com uma campanha pífia durante o campeonato, o São Paulo tem nos dois últimos jogos a obrigação de mostrar um futebol melhor.
Fechando a rodada, o Corinthians venceu o Internacional (1 a 0). O Corinthians começou atacando muito e criou chances no inicio de jogo. Depois, o Internacional equilibrou a partida e até o final da etapa inicial as equipes não conseguiram criar oportunidades. No início do 2º tempo, o Corinthians dominava, mas não conseguia entrar na área do adversário, até que o árbitro marcou um pênalti bem discutível e o time da casa abriu o placar. Perdendo, o Inter buscou o ataque, mas não teve capacidade para criar uma jogada perigosa, enquanto o Corinthians não conseguia aumentar o placar graças às grandes defesas do arqueiro Danilo Fernandes. Com a vitória, o Corinthians fica apenas 1 ponto atrás do Botafogo, clube que fecha o G6. O Internacional fica em situação bem delicada. Tem 3 pontos a menos do que o Vitória, o 16º colocado.
>> FINALISTAS X REBAIXADOS
Com um time de reservas, o Grêmio não encontrou nenhuma dificuldade para bater o rebaixado América-MG (3 a 0). Em menos de 25 minutos de jogo, o time gaúcho já vencia por 2 a 0. Na etapa final, o Grêmio continuou dominando o adversário, que pouco ameaçava, fez mais um e perdeu mais algumas chances para ampliar o placar. Com o triunfo, o Grêmio, finalista da Copa do Brasil, continua também com chances de conquistar uma vaga na próxima Libertadores, via Campeonato Brasileiro. O clube tem 2 pontos de desvantagem para o Botafogo, clube que fecha o G6. Rebaixado, o América-MG luta para não terminar o campeonato na lanterna.
Seis gols aconteceram no confronto entre Santa Cruz e Atlético-MG (3 a 3). Com o Santa Cruz já rebaixado e o Atlético-MG poupando seus jogadores para as finais da Copa do Brasil, o jogo se transformou em um animado amistoso com as equipes buscando o ataque. Com o ponto conquistado, o Santa Cruz tem 1 ponto a mais que o América-MG, lanterna do torneio e o Atlético-MG, ainda tem chances matemáticas de terminar a competição na 3ª colocação, o que garantiria o clube na fase de grupos da próxima Libertadores - caso o Galo não conquiste a Copa do Brasil.
>> MAIS UMA QUEDA
O Vitória bateu o Figueirense (4 a 0). Com três atacantes em campo - Marinho, Kieza e Zé Eduardo - o time baiano não ofereceu chances ao Figueirense, principalmente na etapa final, fez 4 e ainda carimbou as traves do adversário e perdeu chances. Com a goleada, o Vitória termina a rodada fora do zona de rebaixamento - tem 3 pontos de vantagem sobre o Internacional - 17º colocado. Com a derrota, o Figueirense vai disputar a Série B no próximo ano.