As maiores forças do futebol italiano são Juventus, Milan, Internazionale, Roma e Napoli. São os chamados grandes da Itália, sendo os três primeiros figurinhas carimbadas entre os gigantes europeus. No entanto, há quem considere, na Itália, o grupo de 'grandes' ampliado de 5 para 9 clubes, os quais podemos também chamar de médios tradicionais: Lazio, Genoa, Torino e Fiorentina.
- Milan e Internazionale: clubes de Milão, capital da região da Lombardia, província de Milão, maior e mais populosa região metropolitana da Itália, com uma população estimada em 7,4 milhões de habitantes.
- Juventus e Torino: clubes de Turim, capital e maior cidade da região do Piemonte, com cerca de 2,2 milhões de habitantes, província de Turim. Mas é apenas a quarta maior cidade da Itália.
- Roma e Lazio: clubes da capital federal Roma, cuja região metropolitana é de 2,5 milhões de habitantes.
- Napoli: clube de Nápoles, sul da Itália, terceira cidade mais populosa da Itália após Milão e Roma, e tem a segunda maior região metropolitana do país com 4,4 milhões de habitantes, perdendo apenas para Milão.
Torcidas na Itália
A Juventus é a maior torcida da Itália com certa folga, quase o dobro do segundo colocado. Curiosamente, o Milan, clube mais vitorioso internacionalmente e um dos mais populares e midiáticos do planeta, é apenas o terceiro clube de maior torcida dentro da Itália. Sua popularidade é engrossada pelo número incalculável de fãs e simpatizantes espalhados pelo mundo, especialmente nos países do norte da África (cujo Cairo - Egito, concentra boa parte desta popularidade), países da Ásia e Brasil.
Veja o ranking de uma pesquisa recente sobre as maiores torcidas no território Italiano realizada por um dos maiores institutos de pesquisa do país, Demos & Pi. Destaque para a Juventus, que possui a maior torcida na Itália e domina praticamente todas as regiões do país. Note que o grupo das 5 maiores torcidas parece estar consolidado, uma vez que em 2003 o Instituto italiano Doxa apontou o mesmo quinteto como mais popular, constatando-se ainda que a ordem das três primeiras torcidas não foi alterada.
Pesquisa Nacional 1 - Pesquisa realizada em 2010 pelo Instituto italiano Demos & Pi.
Juventus.............................29,0%Internazionale..................17,4%Milan.....................................14,1%Napoli.....................................9,2%Roma......................................7,4%Cagliari..................................2,1%Fiorentina.............................2,1%Bologna.................................1,7%
Fonte: Instituto Demos & Pi, 2010
POR REGIÕES DA ITÁLIA
Região NoroesteRegião mais "rica" e onde situam-se Milão e Turim, duas das cidades mais importantes da Itália, tanto econômica como culturalmente.
Juventus.........32%
Inter...............27%
Milan..............21%
Torino...............4%
Sampdoria........4%
Atalanta...........3%
Região Nordeste
Inter.................25%
Juventus..........23%
Milan...............13%
Bologna............8%
Parma...............6%
Verona..............5%
Região Central
É a região onde está a cidade de Roma, capital do país.
Juventus............27%
Roma................23%
Inter..................14%
Milan................12%
Lazio..................6%
Fiorentina............6%
Livorno................3%
Região Sul
Tida como a região mais "pobre" do país, equivalente ao Norte/Nordeste no Brasil. Região onde se situa Nápoles, terceira maior cidade italiana.
Juventus............31%
Napoli...............21%
Milan................12%
Inter..................10%
Roma.................7%
Cagliari...............5%
Bari....................4%
Lecce.................3%
Palermo..............2%
Catania...............2%
Fonte: Instituto Demos & Pi, 2010
Pesquisa Nacional 2 - Pesquisa realizada em entre 6 a 8 de fevereiro de 2003 pelo Instituto italiano Doxa Ricerche e Analisi di Mercato.
Juventus............................31,0%Internazionale..................22,2%Milan.....................................16,4%Roma......................................6,0%Napoli.....................................4,2%Lazio.......................................3,5%Fiorentina.............................2,7%Torino.....................................1,9%
Fonte: Instituto Doxa, 2003.
Clubes de maior rejeição da Itália
Inter..................16,1%
- Segundo a pesquisa do Demos & Pi, a maioria dos torcedores do Milan e Juventus odeiam mais a Internazionale do que qualquer outro clube. Talvez por isso a Inter é tida como o clube de maior rejeição da Itália.
- Já entre os torcedores da Inter, curiosamente a pesquisa aponta que a maioria dos interistas odeiam mais a Juventus do que o Milan, apesar de toda a tradição e rivalidade do Derby de Milão.
Mídia e Tevê
Os clubes que possuem maior cobertura de mídia na Itália são os clubes do norte do país, principalmente os de Milão, cidade mais importante economicamente, principal centro do mercado publicitário italiano. Apesar de situar-se em Turim, a Juventus também ocupa grande espaço nos noticiários esportivos produzidos em Milão.
A maior emissora da Itália é a RAI - Radiotelevisione Italiana - emissora de origem estatal que é principal responsável pela transmissão dos jogos do Campeonato Italiano para todo o país. Os clubes que dominam a grade de transmissões são Milan, Internazionale e Juventus, seguidos de Napoli, Roma e Lazio. O clube de maior apelo para transmissões internacionais é o Milan, clube que possui o maior número de jogos transmitidos para outros países, sendo a China e o Brasil dois dos seus principais mercados.
Outro importante centro de mídia é a capital Roma, beneficiando os clubes locais (Roma e Lazio).Cotas de tevê - Recentemente, foi adotado o modelo de negociação coletiva na Itália para as temporadas 2010/2011 e 2011/2012 em um valor total de aproximadamente 900 milhões de Euros por temporada, conforme noticia o site português Futebol Finance. É o terceiro maior montante do planeta, perdendo apenas para o montante da Premier League inglesa e da La Liga espanhola. As receitas televisivas representam a principal fonte de receita dos clubes italianos, de modo geral.Com relação ao modo de distribuição das receitas, a forma adotada é a seguinte:
- 40% do total é repartido em partes iguais pelos 20 clubes da Serie A;
- 30% é repartido em função do desempenho (10% pela histórico de resultados, 15% com base nas últimas 5 temporadas e 5% face à última temporada); e
- 30% em função das audiências televisivas (25% face ao número de adeptos e 5% com base no número de habitantes da cidade sede do clube).
Atualmente, os clubes que recebem as maiores cotas são Juventus, Milan, Inter, Napoli e Roma.
Veja como ficou a divisão de grana da Série A italiana na temporada 2012/13, segundo publicação do Bundesliga Fanatic:
Note que no total, a Juventus recebeu um valor bem acima dos demais por causa do desempenho nas últimas temporadas (last seasons) e por causa das pesquisas de torcida (Supporter), onde abocanha 56 milhões de euros com sua participação no número de torcedores. Milan e Inter rigorosamente empatados com 87,7 milhões de euros, com diferença a favor da Inter no tamanho de torcida e diferença a favor do Milan no desempenho histórico. Todos os clubes possuem cota fixa de 19 milhões de euros.
Campeonato Italiano de Futebol
O Campeonato Italiano Serie A
é a maior competição de
futebol da
Itália reunindo mais de 4 mil clubes divididos em 9 divisões. A
Serie A é a divisão principal da competição do esporte no país.
Abaixo destas 4 divisões temos a 5°Eccellenza, 6° Promozione, 7°Prima Categoria, 8° Seconda Categoria e 9° Terza Categoria, todas a nível regional ou provincial.
Títulos
Campeonato Nacional: O campeonato Italiano é oficialmente chamado de Campeonato Italiano de Futebol - Serie A ou Lega Calcio, sendo realizado desde 1898. O campeonato teve alguns nomes diferentes e varias fórmulas de disputa ao longo da história, mas todos os títulos nacionais são unificados e chamados de escudetos ou scudetto, em referência ao brasão de armas com o tricolor italiano. Veja o número de títulos no quadro abaixo.
Liga dos Campeões da Europa: Principal competição de clubes da Europa. Apenas os 3 gigantes da Itália já a conquistaram. O Milan já chegou a 11 finais, a Juventus a 7 finais e a Inter a 5 decisões de Liga dos Campeões. Roma, Sampdoria e Fiorentina possuem um vice cada. Veja o número de títulos no quadro abaixo.
Quadro com o número de Títulos Italianos e da UEFA Champions League:
CLUBE
|
Títulos italianos (Scudettos)
|
UEFA Champions League
|
Juventus
|
32
|
2
|
Milan
|
18
|
7
|
Internazionale
|
18
|
3
|
Genoa
|
9
|
-
|
Torino
|
7
|
-
|
Bologna
|
7
|
-
|
Pro Vercelli
|
7
|
-
|
Roma
|
3
|
-
|
Fiorentina
|
2
|
-
|
Napoli
|
2
|
-
|
Lazio
|
2
|
-
|
Campeões mundiais de clubes: O Milan é único clube do planeta com 4 títulos mundiais interclubes. A Inter de Milão venceu todos os 3 mundiais que disputou. Completa a lista de italianos campeões mundiais a Juventus com 2 triunfos.
Maiores clássicos
- Derby de Milão ou Derby della Madonnina é o principal clássico da Itália, disputado entre Milan x Internazionale. Jogo que pára a cidade e movimenta a província de Milano e boa parte do país. Os dois gigantes de Milão dividem o mesmo estádio, atribuindo um nome peculiar para não associar nada que lembre o rival. A Inter é o grande rival dos torcedores do Milan. Já para os interistas, o Milan é descrito para a maioria como um rival importante, mas não unânime, pois nutrem um ódio muito grande pela Juventus, talvez até maior do que pelo rival milanês.
- Derby da Itália ou Derby d'Italia é o clássico disputado entre Juventus x Internazionale. Apesar de situarem em cidades diferentes, o derby da Itália é considerado uma das maiores rivalidade da Itália, principalmente para torcedores da Juventus que não veem o rival Torino como uma grande força. Este ainda é o clássico dos dois clubes mais populares da Itália, o que contribui para aumentar a rivalidade no cotidiano dos torcedores. A rivalidade aflorada vem de longa data, quando em determinados momentos da história os dois clubes protagonizaram disputas acirradas pelo título do calcio.
- Derby da capital ou Derby della Capitale é o clássico disputado entre Roma x Lazio. Os dois maiores clubes da capital italiana fazem um jogo a parte, um dos duelos de maior rivalidade da Itália. Historicamente, o clássico da capital é o jogo de maior risco, com maior número de ocorrência de brigas de torcidas organizadas (ultras italianas). Além de rivais na capital, as duas torcidas possuem ideologias bem distintas.
- Clássico Juve vs. Milan é o clássico entre Milan x Juventus. Considerado por muitos como os dois maiores clubes da Itália, as duas maiores marcas e receitas do futebol do calcio. São ainda os dois clubes mais vencedores, a Juve nacionalmente e o Milan internacionalmente. Apesar de todos esses ingredientes, este clássico apresenta menor rivalidade e intensidade do que os clássicos de ambos os clubes contra a Internazionale, considerado, por tanto, como o terceiro maior clássico entre os três gigantes italianos. Mas continua sendo um dos clássicos italianos mais importantes e de maior repercussão nacional e internacional.
- Clássico de Turim ou Derby della Mole é o clássico disputado entre Juventus x Torino. A decadência do Torino nas últimas décadas fez com que o clássico se tornasse mais morno do que o comum, principalmente por parte dos torcedores da Juve. Mas continua sendo o 5º clássico mais importante da Itália.
Títulos por cidades
Títulos por região