Em 18/05/1957, o Sport Club do Recife foi à Espanha enfrentar o Real Madrid num amistoso que marcou a inauguração da iluminação do estádio Santiago Bernabéu.
Até esse jogo, não havia partidas noturnas no estádio. Foi contra o Leão que houve o primeiro compromisso de noite.
O Real Madrid já era um time grande na Europa e contava com grandes estrelas, como o francês Raymond Kopa, que ganharia a Bola de Ouro da France Football no ano seguinte. Kopa brilhou na Copa de 1958 pela França.
El 18 de mayo de 1957, el Real Madrid inauguró la iluminación eléctrica en las gradas y accesos del estadio en un partido ante el Sport Club do Recife brasileño, que finalizó con victoria local por 5-3. Gracias a esto el Real Madrid ya podía jugar partidos por la noche.
Imagine uma partida entre Sport e o maior clube de futebol do mundo, durante sua melhor época, com um público de mais de 70.000 pessoas... Sonho? Não, história.
Maio de 1957. O Sport estava em excursão pela Europa. O Real Madrid vivia os melhores dias de sua história, um período que rendeu 5 títulos consecutivos da Taça dos Campeões Europeus (atual UEFA Champions League): 1955-56, 1956-57, 1957-58, 1958-59 e 1959-60.
Acordou-se um amistoso entre as equipes para a inauguração da iluminação artificial do Santiago Bernabéu.
Raymond Kopa |
A bola rolou em 18 de maio de 1957. Mal começou o jogo e os blancos saíram na frente com um gol de Castaños. Traçaia, maior artilheiro da história do Sport, empatou aos 37 minutos. Antes de terminar o 1º tempo, Pérez Payá deixou os espanhóis em vantagem novamente.
Tão logo se iniciou a etapa complementar, Marsal marcou o terceiro dos madrilenos. A partir dos 15 minutos, veio a reação rubro-negra: Eliezer diminuiu após falha de Navarro e, cinco minutos depois, Naninho empatou a partida. Mas a reação parou por aí. Os merengues voltaram a marcar por meio de Castaños, e, por fim, o craque Kopa fechou o placar com uma belíssima jogada individual. Real Madrid 5x3 Sport.
REAL MADRID 5X3 SPORT
REAL MADRID: Visa (Zumalabé); Alvárez, Oliva e Navarro, Rubio e Ruiz; Castaños, Pérez Payá (Joselín), Kopa, Marsal e Molowny.
Imagens de Real Madrid 5 x 3 Sport na primeira noite do Santiago Bernabéu
“O espetáculo do campo iluminado é impressionante, tanto fora como dentro. Isso foi compreendido pelo público, que várias vezes ovacionou don Santiago Bernabéu, promotor desta inovação, que culmina com a grande obra do estádio que leva seu nome.”
Este é um trecho da reportagem do jornal madrilenho ABC, em 25 de maio de 1957, contando todos os detalhes da instalação do sistema de iluminação do estádio do Real Madrid, inaugurado uma semana antes.
Todo o trabalho foi realizado em 40 dias, com alguns números enormes, como os 106 quilômetros de fios condutores, os 2.060 pontos de luz e, sobretudo, os 480 refletores no topo da arquibancada. Claro, não faltaram fotografias do primeiro dia com vida noturna na cancha, tomada por 60 mil pessoas.
Trata-se de um achado incrível do perfil Futuro Sport, revivendo o passado rubro-negro. Pois é, o amistoso inaugural do principal palco da capital espanhola, preparatório para a final da Copa dos Campeões, doze dias depois, foi justamente contra o Leão. Excursionando na Europa, o Sport acabou recebendo o surpreendente convite, devidamente aceito. A partida teve até cartaz oficial.
Poupando as suas principais peças e objetivando o bicampeonato europeu (a série, na verdade, terminaria no penta), o Real teve como destaque o meia francês Raymond Kopa, que ganharia a Bola de Ouro de melhor jogador do continente no ano seguinte. Bastou contra o “excelente conjunto brasileño”.
O Rubro-negro até endureceu a partida, chegando a empatar em 3 x 3, aos 20 minutos do segundo tempo, com gols de Traçaia, Eliezer e Naninho, mas prevaleceu a categoria espanhola. Real 5 x 3, com Kopa fechando o placar.
Até hoje não havia registro fotográfico da peleja no Brasil, de uma noite histórica para o Real Madrid. E para o próprio Sport…
Nenhum comentário:
Postar um comentário