Em vésperas de os quatro representarem Portugal nos ‘últimos 32’, repetindo 2010/11, os ‘encarnados’ são, com grande distância, a melhor equipa lusa nesta fase, somando as mesmas oito vitórias do que os outros três clubes em conjunto.
O Benfica ultrapassou todas as eliminatórias, perante três equipas alemãs (Hertha Berlim, Estugarda, Bayer Leverkusen), uma grega (PAOK Salónica) e uma turca (Galatasaray), com 80% de triunfos (oito em 10) e nenhum desaire.
Os 18 golos marcados e quatro sofridos reforçam os categóricos números do Benfica na primeira fase da Liga Europa a eliminar pós fase de grupos.
Em matéria de eliminatórias, o FC Porto e o Sporting de Braga têm 50% de aproveitamento, com dois apuramentos e duas eliminações, enquanto Sporting fica-se pelos 42,9%, já que seguiu em frente três vezes e caiu quatro.
Os ‘dragões’ superaram Sevilha e Eintracht Frankfurt e foram eliminados por Manchester City e Borussia Dortmund, sendo que, no conjunto dos oito jogos, apenas venceram um jogo – 2-1 em Espanha -, somando mais dois empates e cinco derrotas.
Por seu lado, o Sporting de Braga seguiu em frente perante Lech Poznan e Sion e ‘sucumbiu’ face a Besiktas e Marselha, somando quatro triunfos, um empate e três derrotas.
O Sporting é a equipa lusa com mais presenças nesta fase, num total de sete, tendo eliminado Everton, Legia Varsóvia e Astana e ‘tombado’ perante Glasgow Rangers, Wolfsburgo, Bayer Leverkusen e Villarreal.
Em 14 encontros, os ‘leões’ apenas ganharam três, somando mais seis empates e cinco derrotas, com 18-19 em golos.
Os quatro conjuntos que vão representar Portugal nos 16 avos de final da Liga Europa em 2019/20 são os únicos clubes lusos que já chegaram esta fase, já que os restantes nunca conseguiram ultrapassar a fase de grupos.
Académica, Arouca, Belenenses, Estoril Praia, Marítimo, Nacional, Paços de Ferreira, Rio Ave e Vitória de Guimarães estiveram em pré-eliminatórias ou na fase de grupos, mas nunca chegaram a esta fase da competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário