Neste espaço, mostraremos uma compilação de informações inéditas em sites brasileiros sobre os clubes portugueses. Portugal é um país localizado na Península Ibérica, vizinho da Espanha, e que possui alguns importantes clubes no cenário europeu. Clubes como Porto e Benfica já venceram a Liga dos Campeões da Europa, sendo que o Benfica já teve a hegemonia do futebol europeu por um determinado período nos anos 60. Recentemente, outros clubes portugueses além de Porto e Benfica, como Sporting e Braga, disputaram fases decisivas da Liga Europa, segundo torneio de clubes mais importante da Europa, o que mostra que o futebol português está sim entre os mais importantes da Europa, ainda que em um patamar abaixo dos clubes ingleses, espanhóis, italianos e alemães.
Preferência pelo Futebol
Assim como nos principais países da Europa Ocidental, o futebol também é o esporte mais praticado e cultuado em Portugal. A média de público do Campeonato Português não aparece bem ranqueada, mas é por causa da característica do domínio de torcidas do país. Os três maiores clubes dominam o número de torcedores de tal forma que, enquanto eles mantém médias de público típicas de gigantes europeus, entre 30 e 50 mil espectadores por jogo, os demais clubes não possuem demanda suficiente para levar grandes públicos ao estádio, derrubando bruscamente a média de público pagante para aproximadamente 10 mil espectadores. Entretanto, essa média não reflete o verdadeiro interesse por este esporte, uma vez que os portugueses "respiram" futebol. Para se ter uma ideia, dentre os 20 programas mais vistos de 2013 na televisão em Portugal, apenas 3 não foram jogos de futebol: o último episódio da novela ‘Gabriela’; um capítulo de ‘Casa dos Segredos’ e a estreia de um reality show (Big Brother VIP). De resto, as outras 17 maiores audiências do país vieram de jogos da seleção portuguesa, Benfica, Sporting e Porto.
Maiores clubes de Portugal
Em Portugal, o futebol sempre foi historicamente polarizado por três clubes, que formam a trinca de gigantes do futebol português. Benfica, Porto e Sporting são os 3 maiores clubes da terrinha, os únicos grandes daquele país. Não por acaso, eles dominam amplamente o futebol português, sendo responsáveis por aproximadamente 95% dos títulos portugueses, esmagando o restante dos clubes, considerados de porte médio ou pequeno. Benfica e Sporting são os dois grandes da capital Lisboa, enquanto o Clube do Porto fica sediado na cidade que dá nome ao clube que a representa. Nas últimas décadas, Portugal se viu muito polarizado especialmente por Porto e Benfica, vistos hoje em dia como os dois maiores clubes do país. Assim sendo, na divisão de grandes por cidade, Portugal só possui duas cidades relevantes para o futebol:
Lisboa: SL Benfica e Sporting CP
Porto: FC do Porto
Não é difícil entender porque os portugueses consideram apenas esses 3 clubes como ‘grandes’. A explicação é histórica, desempenho e regularidade desde os primórdios, nunca foram rebaixados, e quase sempre são eles que disputam ponto a ponto os títulos de campeão português, com raríssimas exceções ao longo dos tempos. Naturalmente se tornaram os clubes mais populares do país em função disso.
Localização dos maiores clubes portugueses
Como podemos ver, Portugal é bastante polarizado entre duas cidades, as duas mais populosas do país: Lisboa e Porto. Portugal possui atualmente uma população de 11 milhões de pessoas. A capital Lisboa, que conta com cerca de 550 mil habitantes, mas que integra uma região metropolitana com mais de 3 milhões de pessoas, é a cidade onde se sediam Benfica e Sporting. O Benfica fica localizado na região central da capital, tal como seu arquirrival Sporting. O estádio de ambos fica relativamente próximo um do outro. O terceiro clube mais famoso da capital é o Belenenses, pequeno, mas tradicional clube lisbonense.
Cerca de 300 quilômetros ao norte, está a cidade do Porto, litorânea, segunda maior cidade portuguesa, atrás apenas da capital, e importante por constituir uma grande concentração de pequenas e médias indústrias, além de escoar a produção agrícola da fértil região norte de Portugal, especialmente das vinícolas que produzem o famoso vinho do porto. A cidade do Porto, de 250 mil habitantes, cuja metrópole soma 1,5 milhão de moradores, é a sede de um dos maiores clubes de Portugal, o Futebol Clube do Porto, que praticamente não tem rival na sua cidade-sede, dominando todos os holofotes sozinho, e possuindo a maioria esmagadora dos torcedores da cidade.
O mapa ao lado ilustra a localização das duas maiores cidades do país, local onde se situam os três grandes clubes portugueses.
Maiores torcidas de Portugal
Assim como ocorre nos títulos, no faturamento anual e em outras áreas, Benfica, Sporting e Porto também dominam Portugal no quesito ‘torcida’. São as três maiores torcidas do país, representando mais de 90% do total de torcedores. O Benfica continua sendo o clube mais popular de Portugal, fato consumado desde os Anos 50 e 60, quando ultrapassaram o Sporting, clube mais popular nos primórdios do futebol português. Os encarnados, modo como são chamados os torcedores do Benfica, estão presentes em todos os cantos do país, em percentual significativo. Apenas na região de Porto, que o Benfica não possui uma grande torcida, uma vez que o clube local domina a cidade do Porto e sua região como o mais popular com certa folga. Esse grande domínio local é suficiente para colocar o Clube do Porto em empate técnico com o Sporting, na disputa pelo posto de segundo clube mais popular.
Assim como o Benfica, os rivais Porto e Sporting também contam com uma boa quantidade de torcedores em outras regiões do país, porém, numa proporção nacional bem menos acentuada do que os benfiquistas. A torcida do Porto teve um crescimento muito grande nos Anos 90 e 2000, que foi a década em que finalmente ultrapassou a torcida do Sporting, que foi por décadas o segundo clube mais popular de Portugal. Por exemplo, em 1996, uma pesquisa realizada pelo Jornal Público/ Universidade Católica apontava o Benfica com 35,1% das preferências, o Sporting em segundo com 22,3% e o FC Porto em terceiro com 17,1%. Hoje, o cenário encontra-se um pouco diferente, muito embora as torcidas de Porto e Sporting ainda sejam bastante parelhas em tamanho. Veja nesta seção, que em 2003 uma pesquisa ainda colocava o Sporting acima, mas em 2012 o Porto que ficou na segunda posição.
Pesquisas de torcida em Portugal e na Europa de modo geral não são comuns, como no Brasil. Os europeus preferem fazer pesquisas mais voltadas para o mercado (audiência) do que para a simples contagem de torcedores, comum no Brasil. Mas existem algumas ‘sondagens’, forma como são chamadas as pesquisas de torcida pelos portugueses. Vamos a elas:
Pesquisa Nacional 1 – Portugal. Pesquisa do instituto O&O Performance, que entrevistou mais 1.500 portugueses em todas as regiões do país:
Clube
|
% de torcida
|
1 Benfica
|
39%
|
2 Porto
|
20%
|
3 Sporting
|
18%
|
4 Outros/ Nenhum
|
23%
|
Fonte: O&O Performance, 2012.
Pesquisa Nacional 2 – Portugal. Pesquisa do instituto Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, que entrevistou 772 pessoas acima dos 18 anos de idade em todas as regiões do país, margem de erro de 3,5%.
Clube
|
% de torcida
|
1 Benfica
|
30%
|
2 Sporting
|
16%
|
3 Porto
|
13%
|
4 Outros
|
5%
|
Fonte: Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, 2003.
Alguns clubes médios como Acadêmica, Belenenses e Braga possuem a maioria dos torcedores em suas respectivas cidades, são clubes estritamente locais, nada que possa comparar com a representatividade dos 3 gigantes portugueses. Segundo um estudo de 2010 do jornal Record/ Novadir, as maiores torcidas entre os médios e pequenos não ultrapassam os 2%:
Académica.....1,6%
Belenenses.....1,5%
Vitória SC.......1,3%
Braga...............0,9%
Boavista..........0,9%
Fonte: Jornal Record/ Novadir (Portugal), 2010.
Maiores torcidas nas principais cidades
-- Na Região Metropolitana de Lisboa, o domínio é amplo da dupla da capital:
Pesquisa – Grande Lisboa
Benfica...........49,0%
Sporting.........36,9%
Porto................4,8%
-- Em contrapartida, na segunda maior cidade do país, cidade do Porto, o clube local é dominante, apesar de a cidade possuir uma quantidade razoável de torcedores forasteiros.
Pesquisa – Grande Porto
Porto..............63,8%
Benfica..........16,1%
Sporting...........6,9%
Fonte: Jornal Record/ Novadir (Portugal), 2010.
Clubes com mais sócios
Em Portugal, há uma forte cultura de associação aos clubes, entre as torcidas dos clubes portugueses. O Benfica está entre os clubes com o maior número de sócios do mundo. Mas Porto e Sporting também possuem números bastante significativos, quando comparados aos grandes de outros países europeus. Veja como era o ranking de sócios até pouco tempo atrás, segundo o site português Futebol Finance (2010).
1º Benfica – 171.000 sócios
2º Porto – 115.000 sócios
3º Sporting – 96.000 sócios
4º Vitória de Guimarães – 30.000 sócios
5º Acadêmica – 21.000 sócios
6º Braga – 20.000 sócios
Clubes portugueses e a mídia
O Campeonato Português é uma liga nacional de razoável repercussão mundial, porém bem distante do top 5, as cinco ligas nacionais mais bem sucedidas da Europa. A Primeira Liga é a sexta liga nacional mais assistida da Europa, nada mal para um continente com tantos países, alguns até mais ricos que Portugal. O canal de tevê de Portugal que detém os direitos de transmissão é o SporTV (que não é o mesmo canal brasileiro, apesar do mesmo nome). No Brasil, o Sportv (Globosat) costuma transmitir alguns jogos do campeonato português.
Em Portugal, os clubes com maior cobertura de mídia são Benfica, Porto e Sporting, principalmente o primeiro, que acaba recebendo maior atenção da mídia portuguesa em razão da maior torcida e de estar sediado em Lisboa, que concentra as grandes redes de comunicação do país, além de representar o maior mercado publicitário de Portugal. O Benfica é o campeão de audiência na TV portuguesa, responsável pelo maior número de jogos acima de 1,5 milhão de telespectadores. O Sporting ocupa a segunda posição no ranking atual de audiência (2012/13), a frente do Porto, embora nas temporadas de 2008 a 2011 o Porto tenha ficado minimamente na frente na média geral. O Clube do Porto sofre por estar fora do contexto da maior cidade do país, e por isso vê sua audiência abaixo dos rivais lisbonenses na capital, o que influencia diretamente seus índices de audiência. O quadro abaixo mostra a média de audiência dos grandes em Portugal entre as temporadas 2008 a 2011.
Fonte: Futebol Finance.
Cotas de Tevê – A Primeira Liga tem um método de divisão de receitas parecido ao espanhol, de negociação individual, privilegiando os grandes clubes. Muito se discute em Portugal, onde especialistas tem sugerido para os clubes mudarem para uma negociação coletiva. Segundo eles, essa mudança ajudaria a elevar os ganhos de todos os clubes. Em 2012, o Campeonato Português distribuiu cerca de 60 milhões de euros (cerca de 160 milhões de reais) de cota de TV para os clubes da primeira divisão.
O Benfica tem uma cota menor que a dos rivais, apesar de ser o clube de maior audiência. Este fato é explicado pelos direitos de transmissão exclusivos do clube sobre os jogos em que é o mandante no Estádio da Luz. A TV Benfica é um canal pago de referência na terrinha, que arrecada mais dinheiro por fora, por ser a única emissora de Portugal a deter os direitos dos jogos em casa, o que faz do Benfica o clube que mais recebe da TV no final das contas, apesar de receber um pouco menos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Se fôssemos estimar o valor real que a LPFP pagaria ao Benfica caso ele vendesse também os direitos de transmissão dos seus jogos em casa, provavelmente dobraria o valor de 7,9 milhões de euros (passaria a receber 15,8 milhões), já que o clube joga metade dos jogos da liga fora de casa e a outra metade dentro de casa. Veja como a LPFP divide a grana (sem contar os rendimentos da TV Benfica):
O Benfica tem uma cota menor que a dos rivais, apesar de ser o clube de maior audiência. Este fato é explicado pelos direitos de transmissão exclusivos do clube sobre os jogos em que é o mandante no Estádio da Luz. A TV Benfica é um canal pago de referência na terrinha, que arrecada mais dinheiro por fora, por ser a única emissora de Portugal a deter os direitos dos jogos em casa, o que faz do Benfica o clube que mais recebe da TV no final das contas, apesar de receber um pouco menos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Se fôssemos estimar o valor real que a LPFP pagaria ao Benfica caso ele vendesse também os direitos de transmissão dos seus jogos em casa, provavelmente dobraria o valor de 7,9 milhões de euros (passaria a receber 15,8 milhões), já que o clube joga metade dos jogos da liga fora de casa e a outra metade dentro de casa. Veja como a LPFP divide a grana (sem contar os rendimentos da TV Benfica):
Fonte: Reflexão Oportista / Divulgação dos clubes
Receitas dos clubes
A Liga Portuguesa, gerou cerca de 298 milhões de euros em receitas e foi a que mais cresceu na temporada 2011/2012 na Europa, continuando a ser vista como uma das sete melhores do mundo. Destes quase 300 milhões de euros, o Benfica é o clube que mais se destaca. Atingiu 91,2 milhões de euros em receitas, seguido pelo FC Porto com 72,2 milhões de euros e em terceiro lugar o Sporting com 40,8 milhões, o que perfaz uma arrecadação de 204,2 milhões de euros apenas com os 3 grandes (Fonte: Futebol Portugal). Um grande mérito dos clubes portugueses é obter grande parte de suas receitas com a venda de jogadores para clubes maiores no cenário europeu. O dinheiro distribuído pela liga portuguesa e pela TV é relativamente baixo, se comparado à grana recebida pelos clubes de outros países da Europa. Por isso, os clubes portugueses costumam fazer bem a ponte de jogadores vindos principalmente da América do Sul para os gigantes da Europa, contratando-os com baixo custo e vendendo-os a peso de ouro. Essa característica permite aos três grandes de Portugal um incremento muito significativo de receitas.
Clubes mais vitoriosos de Portugal
Pra variar, os 3 clubes mais ganhadores de Portugal são Benfica, Porto e Sporting. A disputa é mais acirrada entre os dois primeiros, que brigam pela hegemonia do país. O Benfica é o maior campeão português, mas já vê o rival Porto na cola, em plena ascensão nas últimas décadas. No cenário Europeu, ocorre algo parecido. O Benfica possui um bicampeonato europeu conquistado nos Anos 60, mas o Porto já igualou o rival ao vencer a Liga dos campeões em 1987 e 2004, deixando a disputa muito parelha nos títulos.
Nos Mundiais Interclubes, O Benfica perdeu as duas finais que disputou, deixando o Porto como o único clube português a chegar no topo do mundo. O Porto venceu a edição de 2004, sagrando-se campeão intercontinental/ mundial de clubes.
As equipes portuguesas muitas vezes não possuem a mesma condição econômica dos grandes clubes de outros países da Europa e por isso muitas vezes acabam focando no segundo maior torneio de clubes da Europa: a Uefa Europa League. Nesta competição, o Porto possui 2 títulos e os outros times portugueses costumam se destacar, sempre com boas campanhas nesta competição.
Campeonato Português: A atual denominação do Campeonato Português de Futebol é Primeira Liga ou Liga Sagres, organizada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). A Primeira Liga foi criada em 1938/39, mas já existia um torneio experimental desde 1934/35 que a LPFP também conta como título nacional. Atualmente, o campeonato é disputado em sistema de pontos corridos, em turno e returno. O quadro de títulos é totalmente dominado pelos três grandes clubes do país, um assombroso domínio que reflete bem a diferença dos grandes para os pequenos em Portugal. Em 80 anos de campeonato, apenas duas vezes o Campeonato Português não ficou entre Benfica, Sporting e Porto. O Belenenses venceu uma temporada em 1945/46 e o Boavista em 2000/01. Fora esses dois, nenhum outro clube pequeno conseguiu ser campeão nacional.
Veja o quadro com a quantidade total de títulos portugueses (1934/35 - atual) e também de títulos da Liga dos Campeões da Europa (Uefa Champions League), que é a maior competição europeia.
Clube
|
Campeonato Português
|
Uefa Champions League
|
Benfica
|
37
|
2
|
Porto
|
28
|
2
|
Sporting
|
18
|
-
|
Belenenses
|
1
|
-
|
Boavista
|
1
|
-
|
Maiores Clássicos de Portugal
O Clássico ou Superclássico Nacional é o jogo entre Benfica x Porto. Atualmente, é o clássico mais importante de Portugal, envolvendo os dois maiores clubes, as duas maiores potências econômicas e as duas maiores torcidas do país. A rivalidade entre Porto e Benfica cresceu tanto nas últimas décadas que deixou o derby de Lisboa para trás. A briga pela hegemonia dos títulos no país e as disputas ano a ano mexem com os ânimos dos torcedores de ambas as equipes. Torcedores do Benfica encaram o Porto como o grande rival, o grande adversário a ser batido, apesar da rivalidade local com o Sporting ser muito forte também. Já para a torcida do Porto, não há qualquer dúvidas, uma vez que não existe rival na sua cidade. A vontade maior de derrotar o Benfica vem desde os primórdios do futebol português. A rivalidade muitas vezes transcende o âmbito esportivo e adquire traços bairrísticos, com influência política das cidades.
Derby Eterno ou Derby da Capital é o nome do clássico entre Benfica x Sporting. Também chamado de Clássico dos Clássicos, é o grande derby da capital Lisboa, considerado o clássico mais tradicional de Portugal. O crescimento gigantesco do Clube do Porto fez com que o foco maior passasse para o Superclássico nacional, mas a rivalidade entre torcedores do Benfica e Sporting continua aflorada e intensa. O Benfica é o maior rival para a maioria esmagadora dos alvi-verdes, enquanto o Sporting divide o sentimento de rejeição com o Porto para os torcedores encarnados. O motivo da rivalidade é local, a disputa histórica pelo posto de maior clube da cidade e do país em tempos passados. Outra característica da rivalidade é que, enquanto os encarnados se intitulam como clube do povo e das classes baixas, os alvi-verdes se orgulham de ser um clube de origem abastada, quando o Sporting era tido como o clube da elite lisbonense no início do século XX.
Dragões Vs Leões é o nome do clássico entre Sporting x Porto. Naturalmente tratado pela opinião pública de Portugal como o terceiro clássico do país em importância. Há rivalidade, disputa, provocação e rejeição de ambas as partes, mas numa intensidade bem inferior aos dois clássicos descritos acima, que envolvem o Benfica. Assim como acontece com o Clássico Nacional, o confronto Dragões versus Leões também apresenta a rixa política de cidades (Lisboa x Porto; sul x norte).
Derby Eterno ou Derby da Capital é o nome do clássico entre Benfica x Sporting. Também chamado de Clássico dos Clássicos, é o grande derby da capital Lisboa, considerado o clássico mais tradicional de Portugal. O crescimento gigantesco do Clube do Porto fez com que o foco maior passasse para o Superclássico nacional, mas a rivalidade entre torcedores do Benfica e Sporting continua aflorada e intensa. O Benfica é o maior rival para a maioria esmagadora dos alvi-verdes, enquanto o Sporting divide o sentimento de rejeição com o Porto para os torcedores encarnados. O motivo da rivalidade é local, a disputa histórica pelo posto de maior clube da cidade e do país em tempos passados. Outra característica da rivalidade é que, enquanto os encarnados se intitulam como clube do povo e das classes baixas, os alvi-verdes se orgulham de ser um clube de origem abastada, quando o Sporting era tido como o clube da elite lisbonense no início do século XX.
Dragões Vs Leões é o nome do clássico entre Sporting x Porto. Naturalmente tratado pela opinião pública de Portugal como o terceiro clássico do país em importância. Há rivalidade, disputa, provocação e rejeição de ambas as partes, mas numa intensidade bem inferior aos dois clássicos descritos acima, que envolvem o Benfica. Assim como acontece com o Clássico Nacional, o confronto Dragões versus Leões também apresenta a rixa política de cidades (Lisboa x Porto; sul x norte).
Nenhum comentário:
Postar um comentário