Nesta segunda-feira, completam exatos 100 anos que o Palmeiras efetivou a compra de seu antigo estádio: o Palestra Itália, também conhecido como Parque Antarctica. O clube relembrou a data célebre contando a história da aquisição do que foi sua casa durante 90 anos.
Desde a fundação do clube em 1914, com o nome de Palestra Itália, o time sempre sonhou e ter o seu próprio estádio. A equipe treinava na Rua Major Maragliano, no bairro Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, e, a partir de 1917, se tornou um dos locatários do Parque Antarctica, local onde ficava a maior praça de esportes da cidade.
Palestra Itália foi reformado para se tornar o Allianz Parque (Foto: Divulgação/Palmeiras)
Foi só em 1920 que houve a manifestação do desejo de comprar o terreno, quando os dirigentes do clube souberam que a Companhia Antarctica Paulista, proprietária do Parque Antarctica, estava se mudando para a Mooca, na Zona Leste da capital. Assim, após entrar em acordo com os donos da empresa e o presidente do América-RJ, que alugava parte do território, o Verdão oficializou a compra no dia 27 de abril daquele ano.
Com a aquisição, o clube investiu na construção do estádio. Pouco mais de uma década depois, em agosto de 1933, o time inaugurou o Stadium Palestra Italia, o maior e mais moderno estádio do Brasil na época e o primeiro da capital paulista a ter as arquibancadas estruturadas com concreto armado, um dos principais sistemas de construção civil do século XX. Além disso, tinha uma capacidade total de 30 mil pessoas.
Na estreia, o Palestra goleou o Bangu por 6 a 0, em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo. A equipe foi campeã da competição naquele ano após derrotar o Fluminense por 2 a 1, o que representou a primeira conquista do alviverde dentro de sua nova casa.
O estádio também foi palco de outras grandes conquistas do Palmeiras ao longo de sua história. Foi nele que o clube conquistou a Copa Mercosul de 1998, sua primeira conquista internacional, e a Copa Libertadores de 1999, um dos principais títulos do time.
O Estádio Palestra Itália se despediu definitivamente em 9 de julho de 2010, após uma partida amistosa entre o Verdão e o Boca Juniors, vencida pelos argentinos pelo placar de 2 a 0. A partir daí, passou por profundas reformas para a construção do Allianz Parque, uma arena multiuso inaugurada em 2014 na qual o Palmeiras realiza seus jogos atualmente.
No total, o clube alviverde disputou 1572 partidas no estádio, obtendo 1064 vitórias, 319 empates e 189 derrotas. Além disso, marcou 3700 gols e sofreu 1488.
Nenhum comentário:
Postar um comentário