domingo, 7 de maio de 2017

Domingo tem Ba-Vi decidindo título na Toca



Com expectativa de 30 mil torcedores nas arquibancadas do Barradão


Depois de um final de semana de ventos fortes e muita chuva em Salvador, a previsão do site climatempo.com.br é de um domingo de muito sol na capital baiana, temperatura amena de 22º, com todas as condições para uma grande festa na decisão do título do Campeonato Baiano de 2017, no Estádio Manoel Barradas, com o clássico Vitória x Bahia, ás 16 horas. Será o 5º Ba-Vi neste ano, o 4º consecutivo, o segundo com torcida única, determinação da CBF, acatando recomendação do Ministério Público, com expectativa de 30 mil torcedores nas arquibancadas do Barradão.
Alheios à demissão do técnico Argel Fucks, à saída de jogadores que não deram certo, como o meia argentino Jesus Dátolo, “eternamente” contundido, do lateral-direito Norberto, emprestado ao América de Minas, e à eliminação do time das finais da Copa do Nordeste, o torcedor Rubro-negro formou longas filas nos postos de vendas de ingressos, e a expectativa é de lotação total, carga máxima de 30 mil 618 pagantes nesta decisão do título.
Com melhor campanha e invicto, venceu 11, dos 13 jogos disputados até a final deste domingo no Barradão, e por isso joga com a vantagem de um novo empate contra o Bahia para conquistar o bicampeonato baiano e o seu 29º título Estadual, motivado por uma longa hegemonia, um retrospecto muito grande sobre o rival Tricolor, no seu mando de campo na Toca do Leão. 
Em toda história do Campeonato Baiano, desde a inauguração do Estádio Manoel Barradas, na ERA Barradão, o Bahia só conseguiu ser campeão na Toca do Leão uma vez, e de uma final de 2º turno, em 1998, quando o Tricolor Baiano foi campeão do 1º e 2º turno impedindo que houvesse uma terceira decisão, e fez a festa no estádio rubro-negro mesmo derrotado por 1 x 0 após vencer na Fonte Nova por 2 x 0. 
O técnico Wesley Carvalho encerra os trabalhos esta manhã no CT da Toca do Leão, mas ainda “esconde” as modificações e a escalação oficial do time do Vitória para a decisão, mas é certo que ele terá a volta de Gabriel Xavier no meio-campo, e de um dos artilheiros do Campeonato Baiano, André Lima, com 7 gols, ao lado de Marclei, do Bahia de Feira, no comando de ataque. Já o artilheiro Rubro-negro, Kieza, está fora do Ba-Vi, vetado pelo Departamento Médico.
tribuna da bahia

Em decisões com confronto direto, Bahia e Vitória estão empatados

Ser campeão baiano de 2017 representará mais do que um título estadual para tricolores ou rubro-negros

Ser campeão baiano de 2017 representará mais do que um título estadual para Bahia ou Vitória. É a chance de ter um motivo a mais para tirar sarro da cara do rival. Isso porque a dupla Ba-Vi já decidiu o campeonato 23 vezes e cada um levantou 11 troféus. O título de 1999 foi dividido entre tricolores e rubro-negros.
Zagueiro tricolor, Tiago acredita em título no Barradão; já Willian Farias pede intensidade do Leão no Clássico
(Fotos Felipe Oliveira/EC Bahia e Mauro Akin Nassor/CORREIO)
O empate no número de conquistas fatalmente terminará neste domingo (7), às 16h, e o campeão ficará à frente neste recorte estatístico. Ao Leão basta um empate para ficar com o título. Já para o Esquadrão será necessário vencer no Barradão, por qualquer placar.
Um dos candidatos para levantar a taça, o capitão tricolor Tiago está confiante mesmo após o empate por 1x1 no jogo de ida, na Fonte Nova. “Não tem nada perdido, a gente mostrou nossa força, mostrou que pode ganhar dos caras lá e a gente vai fazer isso. Vamos buscar o título, o Bahia vai atrás desse título com certeza”, garante o zagueiro.
No lado do Vitória, Willian Farias acredita que a vantagem não pode acomodar a equipe. “Não tem como entrar em campo pensando em um empate. Em uma partida deste nível, contra um adversário perigoso como é o Bahia, temos que atuar, do primeiro ao último minuto, com muita intensidade para conquistar o triunfo. Vamos trabalhar forte para levantar esse troféu”, diz o capitão rubro-negro.
DECISÕES NO BARRADÃODas 23 finais de Campeonato Baiano entre Bahia e Vitória, em sete o título foi decidido no Barradão. O Leão tem ampla vantagem e comemorou em cima do rival seis vezes: 2000, 2004, 2005, 2009, 2010 e 2013.
As conquistas ilustram a soberania do Vitória a partir dos anos 2000, quando já conquistou 11 títulos. Caso seja campeão, será invicto, como aconteceu em 2005, com nove vitórias e cinco empates. Este ano, são 11 vitórias e dois empates por enquanto.
 O Bahia só levantou a taça no estádio rubro-negro em 1998. Após ter vencido na Fonte Nova por 2x0, foi derrota no jogo de volta por 1x0 e ficou com o título. Foram apenas duas vezes na história que o tricolor conquistou um título dentro do Barradão. A outra aconteceu na decisão da Copa do Nordeste de 2002, com um empate por 2x2 após ter vencido na Fonte Nova por 3x1. 
Vale lembrar que, por diversas vezes, principalmente até a década de 90, o estadual teve regulamento diferente e o campeão saía de um triangular ou quadrangular final. Resta aguardar o relógio marcar 18h para atualizar a história.

correio da bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário