Em reunião realizada nesta segunda-feira (07), os clubes que permaneceram como participantes da Série A1 definiram o Pernambucano 2017. A primeira fase começará no dia 04 do próximo ano.
Além do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, do diretor de Competições da FPF, Murilo Falcão e dos representantes dos clubes pernambucanos, o Conselho Arbitral também contou com a presença do consultor jurídico da FPF, Paulo Schimdt, do presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de Pernambuco, Rámon Ramos e do Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Cláudio Pessanha.
A primeira fase será formada por nove clubes divididos em três grupos (Salgueiro, Atlético, Belo Jardim, América, Serra Talhada, Central e Vitória estarão na primeira fase – as outras duas vagas serão destinadas ao campeão e vice da Série A2). As equipes de um grupo enfrentam as dos outros dois. As três melhores colocadas na pontuação geral se classificarão para o Hexagonal do Título e terão vaga garantida para a Série D 2018.
O Hexagonal do Título terá início com o Clássico das Emoções entre Náutico e Santa Cruz no dia 29 de janeiro.
PROGRAMA DE PREVENÇÃO
A grande novidade da competição no próximo ano será a implantação do programa de prevenção e combate à manipulação de resultados, ao doping, ao racismo e às demais infrações disciplinares de campo no futebol. A campanha tem como objetivo manter o jogo limpo e livre de todos os fenômenos que ameaçam a sua integridade. Além disso, tem como missão salvaguardar a credibilidade das competições do futebol brasileiro mediante a prevenção e o combate aos problemas da manipulação de resultados, doping, racismo e infrações disciplinares em geral.
(FPF-PE)