quarta-feira, 10 de maio de 2017

Clubes ainda resistem à obrigatoriedade de time feminino, mas dirigente da CBF diz: "Caminho sem volta"


Foi tema de debate nesta quarta-feira durante o seminário Somos Futebol, na sede da CBF, a obrigatoriedade imposta pela Conmebol para que os times masculinos tenham equipes femininas e assim sejam autorizados a disputar a Libertadores entre os homens a partir de 2019. Reynaldo Buzzoni, diretor de registros da CBF, afirmou que é um caminho sem volta, mesmo que alguns grandes clubes ainda sejam contra a medida.  A regra passará a ser ainda mais radical ao longo do processo. Exemplos como as parcerias como do Flamengo com Marinha e Corinthians com Audax não serão mais permitidas em um segundo momento. Ele explica que é importante que os clubes desenvolvam suas próprias estruturas com campos, centros de treinamento e não apenas cedam a camisa a outra agremiação para trabalhar com a modalidade.
 
- A questão do licenciamento será implementado por etapas. A exigência da Conmebol para 2019 é que os clubes tenham time feminino. Atualmente são somente 14 (masculinos com times femininos) nas competições da Conmebol. Primeiramente o clube autoriza que se faça parceria, mas depois será exigido que tenha estrutura e não só distribuir as camisas. Será por etapas. Muitos clubes grandes são contra, mas é um caminho sem volta. Na Premier League, todos têm time feminino. Vamos caminhar para chegar lá  - disse Buzzoni.
 
Emily Shaw, head de liderança e governança da Fifa, garantiu que a entidade máxima do futebol apoia totalmente a nova medida e afirmou que seria uma grande ação se a Uefa seguisse o mesmo exemplo e aplicasse a mesma regulamentação. Na Europa, alguns países garantem bom desenvolvimento para a modalidade como a Inglaterra em que os principais clubes têm times femininos. Mas na Espanha, por exemplo, o Real Madrid ainda não acha o negócio atrativo.
 
- Fantástico movimento. Conmebol está liderando isso. Incrível ferramenta para abrir caminho para o futebol feminino. Meu desejo seria que isso fosse copiado pelas outras confederações. Imagine se Uefa fizesse isso também.

Lorena Soto, gerente de desenvolvimento de futebol feminino da Conmebol, aposta que até mesmo haverá maior motivação das atletas por vestirem camisas de grandes clubes e também por parte de torcedores, que verão seus times de coração envolvidos.
 
- É muito importante para o desenvolvimento do futebol na América do Sul. Trabalho de muito tempo. A realidade é que é tempo de investir em futebol feminino. Algo muito importante para todos. Se naquela época que eu jogava me falassem que eu teria a oportunidade de jogar em um time reconhecido seria uma motivação extra. Para a profissionalização é muito importante. Já existe um mercado de futebol masculino e vai abrir o mercado do feminino. Se os torcedores gostam do seu time porque não se apaixonar também pelo seu time no feminino.
 
Lorena ainda colocou que a medida cria uma obrigatoriedade saudável até mesmo para a Conmebol desenvolver competições de base femininas mais fortes.
 
- Pelo lado da preparação, melhor estrutura para a atleta, melhores campos e um ganho para sua seleção nacional. Muitas treinam atualmente em campo sem  grama. É necessário para se desenvolver ter as condições. Essa medida cria uma obrigação para a Conmebol de pensar categorias de base. Gerar uma estrutura de base para que os clubes também possam se nutrir de jogadoras jovens e praticando a modalidade.
 
Questionada se não seria mais um custo aos grandes clubes brasileiros, que já possuem dívidas e buscam saná-las, Lorena declarou que não se deve pensar em futebol feminino como um custo e sim como investimento. Ela ressaltou que a modalidade ainda não foi totalmente explorada e tem um longo caminho de lucros possíveis.

 - Não se fala mais em custo. Pensamos que o futebol feminino é investimento para a Conmebol. Fazendo agora com o planejamento certo. É um mercado que ainda não se desenvolveu. Não é um custo, é um investimento que também tem uma evolução para a mulher na sociedade.

Definitiva, Lorena finalizou: - Será uma transição necessária e que tem que ser feita.

Para se ter uma ideia dos clubes mais tradicionais que já aderiram à modalidade, Corinthians, Sport, Grêmio, Santos, Flamengo, Ponte Preta e Vitória-Ba são os clubes presentes no Brasileiro feminino Série A1. Na Série A2, a segunda divisão, estão Náutico, Portuguesa, e América-MG.

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