BOTAFOGO X PALMEIRAS: OS OPOSTOS SE ENFRENTAM NA ESTRÉIA DO BRASILEIRÃO
Enquanto o alviverde passa por um momento de incertezas após empate em casa na Libertadores, os cariocas vivem boa fase e chegam confiante para o campeonato
Nesta segunda-feira (16), às 20h, Botafogo e Palmeiras fecham a primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2018 no Nilton Santos. Os botafoguenses chegam empolgados após a conquista do carioca e estréia com vitória na Sul-Americana. Já o alviverde, chega para a disputa após ser vice no paulista e um amargo empate em casa contra o Boca Juniors, pela Libertadores.
PALMEIRAS
Considerado um dos favoritos ao título, o Palmeiras vem de dois jogos sem vitória em casa, e precisa de um bom resultado para tranquilizar a situação. Mesmo com os recentes resultados, o técnico Roger Machado deve manter o mesmo padrão na escalação apresentado no ano até aqui. As únicas dúvidas ficam por conta do lado esquerdo alviverde. Diogo Barbosa e Victor Luis brigam por posição na lateral esquerda, enquanto Keno e Willian disputam um lugar no ataque.
BOTAFOGO
O duelo no Engenhão marcará o reencontro do Palmeiras com Alberto Valentim. O ex-lateral direito foi técnico interino do verdão em cinco ocasiões entre 2014 e 2017. No ano passado, Valentim fez boa campanha no Brasileirão, terminando com o vice campeonato. O treinador, por sua vez, é o principal trunfo do Botafogo para sair da partida com a vitória. Embalado com o título do carioca e a boa estréia na Sul-Americana com uma vitória por 2 x 1 contra o Audax Italiano – CHI, Valentim vem fazendo bom trabalho no Botafogo.
Mesmo assim, o técnico terá problemas para armar sua equipe. Isso, porque ele não contará com Moisés e Luiz Fernando (ambos se machucaram na final do carioca), além de Renatinho, que sentiu lesão muscular contra o Audax Italiano. Assim, Gilson deve ser mantido no lugar de Moisés na lateral esquerda, enquanto para o meio, Valentim deve optar por Matheus Fernandes ao invés de Marcos Vinícius, enquanto Pimpão faz trio de ataque de ataque ao lado de Brenner e Léo Valencia.
RETROSPECTO
No Brasileiro, são 54 jogos entre os dois clubes, com 23 vitórias para o Palmeiras, 14 para o Botafogo e 17 empates. Embora o retrospecto seja equilibrado, os cariocas não superam o verdão desde 2016, quando, em casa, venceram por 3 x 1. De lá pra cá, foram três jogos, com três vitórias para o alviverde. No ano passado, o Palmeiras venceu por 2 x 0 em casa, e 2 x 1 fora.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Palmeiras: Jailson; Marcos Rocha, Thiago Martins, Antônio Carlos e Diogo Barbosa (Victor Luis); Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Borja e Willian (Keno). Téc: Roger Machado.
Botafogo: Gatito Fernández; Gilson, Joel Carli, Igor Rabello, Marcinho; Marcelo, Rodrigo Lindoso e Matheus Fernandes; Rodrigo Pimpão, Brenner e Léo Valencia. Téc: Alberto Valentim.
O Palmeiras estreia na edição de 2018 do Campeonato Brasileiro às 20 horas (de Brasília) desta segunda-feira, contra o Botafogo, no Engenhão. Considerado um dos principais candidatos ao título, o time alviverde tentará reencontrar a vitória após duas partidas.
Derrotado pelo arquirrival Corinthians na decisão do Campeonato Paulista, o Palmeiras cedeu o empate ao Boca Juniors na última rodada da Copa Libertadores. No Rio de Janeiro, o time comandado pelo técnico Roger Machado precisa de um resultado positivo para tranquilizar o ambiente.
Diferentemente do que fez em 2017, quando priorizou a Copa Libertadores, o Palmeiras não planeja abrir mão do Campeonato Brasileiro de maneira precoce. Na lateral esquerda, Diogo Barbosa e Victor Luis brigam por posição, enquanto Keno e Willian concorrem no ataque.
“Para sermos considerados favoritos, precisamos evoluir como equipe. Temos grandes jogadores, mas, coletivamente, devemos justificar o rótulo de equipe mais qualificada e favorita ao título. O papel aceita tudo, é na prática que vamos ver o que acontece”, afirmou o técnico Roger Machado.
O duelo a ser disputado no Engenhão marca o reencontro do Palmeiras com Alberto Valentim, ganhador do Campeonato Carioca 2018 como técnico do Botafogo. O ex-lateral direito dirigiu o time palestrino cinco vezes como interino de 2014 a 2017 e foi o antecessor de Roger Machado.
No Botafogo, Valentim tem problemas para escalar o time. Após perder o lateral esquerdo Moisés e o meia Luiz Fernando na final do Campeonato Carioca, ele também não contará com o meia Renatinho, que sentiu leão muscular contra o Audax Italiano-CHI.
Com isso, Gilson deve ser mantido na lateral esquerda. Já no meio, o comandante pode optar por escalar uma equipe com três volantes ou seguir com dois meias de criação. Outra alternativa é colocar o atacante Rodrigo Pimpão ao lado de Brenner na frente.
“Acho que o momento atual é sempre o melhor. Eu vivi boa fase no Inter. Fiz oito gols em quatro jogos, estava em uma fase excelente. Kieza chegou e, por opção, é normal. Por acaso, Kieza sentiu uma lesão, e eu estava preparado. Pude dar a resposta”, afirmou Brenner.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X PALMEIRAS
Data: 16 de abril de 2018, segunda-feira
Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa) e Sidmar dos Santos Meurer
PALMEIRAS: Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins e Victor Luis (Diogo Barbosa); Felipe Melo; Dudu, Bruno Henrique, Lucas Lima e Willian; Borja
Técnico: Roger Machado
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso, Marcelo, Matheus Fernandes (Marcos Vinícius) e Léo Valencia; Leandro Carvalho (Rodrigo Pimpão) e Brenner
Técnico: Alberto Valentim
gazeta press
Para esta temporada, o Palmeiras fez contratações pontuais, ao contrario dos anos anteriores. Ao todo cinco jogadores chegaram ao clube, o goleiro Weverton, o zagueiro Emerson Santos, os laterais Diogo Barbosa e Marcos Rocha e o meia Lucas Lima. O Verdão também contratou Gustavo Scarpa, mas por conta de uma decisão judicial, o atleta ainda pertence o Fluminense e está afastado do clube Paulista.
Com o erro de 2017, o Palmeiras se planejou para não priorizar uma competição, e sim buscar o titulo em todos os campeonatos possíveis, e o Brasileirão não é diferente. Campeão em 2016 e vice em 2017, o Alviverde chega para esta edição como um dos grandes favoritos.
Guia do Brasileirão 2018: Palmeiras
Vice-campeão da competição, o Palmeiras busca em 2018 o 10º título do Campeonato Brasileiro
Em busca do Decacampeonato, o Palmeiras chega muito forte para o Brasileirão 2018. Após o vice campeonato em 2017, a diretoria do Alviverde contratou o técnico Roger Machado para comandar o elenco recheado de estrelas, como Dudu, Lucas Lima, Felipe Melo e Miguel Borja.
Início de temporada
O Palmeiras começou muito bem o ano, a equipe está invicta nos jogos pela Libertadores com duas vitórias e um empate em três partidas e foi vice-campeão Paulista após perder a final contra o rival Corinthians.
Contratações
Para esta temporada, o Palmeiras fez contratações pontuais, ao contrario dos anos anteriores. Ao todo cinco jogadores chegaram ao clube, o goleiro Weverton, o zagueiro Emerson Santos, os laterais Diogo Barbosa e Marcos Rocha e o meia Lucas Lima. O Verdão também contratou Gustavo Scarpa, mas por conta de uma decisão judicial, o atleta ainda pertence o Fluminense e está afastado do clube Paulista.
Campanha em 2017
O Campeonato Brasileiro não foi prioridade pro Palmeiras na temporada passada, poupando titulares desde a segunda rodada com foco na Libertadores, o Alviverde perdeu muitos pontos, mas mesmo assim conseguiu brigar pelo título na reta final, mas acabou como vice-campeão.
O que esperar em 2018?
Com o erro de 2017, o Palmeiras se planejou para não priorizar uma competição, e sim buscar o titulo em todos os campeonatos possíveis, e o Brasileirão não é diferente. Campeão em 2016 e vice em 2017, o Alviverde chega para esta edição como um dos grandes favoritos.
Por conta do calendário, alguns jogadores devem receber mais oportunidades no campeonato nacional, é o caso de Diogo Barbosa, Keno, Moisés, Edu Dracena. Jogadores estes que não fazem parte do time titular porém são peças importantes para o time.
Escalação
Destaque: Borja
O atacante colombiano que foi muito criticado na temporada passada, deu a volta por cima, Miguel Borja começou 2018 sendo o principal atleta no comando de ataque da equipe. O Camisa 9 é artilheiro do time com nove gols e foi artilheiro do Paulistão com sete tentos.
Fique de olho : Bruno Henrique
Outro caso de jogador que está evoluindo neste ano, após temporada fraca ano passado, Bruno Henrique não era nem cotado para ser titular com Roger Machado. O fraco rendimento de Tchê Tchê, fez que o treinador colocasse Bruno Henrique entre os 11. O volante vem fazendo boas partidas e pode ser um dos principais jogadores no Brasileirão.
Roger Machado
Contratado para gerir o grande elenco do Palmeiras, Roger Machado está fazendo bom trabalho até aqui. O Comandante fez logo de cara mudanças na equipe titular com algumas surpresas, caso de Jailson, Antônio Carlos e Thiago Martins, Victor Luís e Bruno Henrique. Essas mudanças vem dando resultados, a equipe tem demonstrado um bom futebol mas ainda está em processo de evolução.
Allianz Parque
Desde que foi reformado, o Allianz Parque é uma grande arma do Palmeiras para ganhar. Em 2015 foi campeão da Copa do Brasil em casa. Em 2016 o Palmeiras perdeu apenas uma partida em casa na campanha do Eneacampeonato Brasileiro, para o Atlético-MG. Neste ano perdeu apenas duas partidas disputadas no estádio, para São Caetano - com reservas e Corinthians.
Nenhum comentário:
Postar um comentário