domingo, 5 de janeiro de 2020

Crónica: Golo tardio de Getterson dá vitória ao Marítimo em Vila do Conde

O Marítimo venceu hoje o Rio Ave, por 1-0, em partida da 15.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, decidida com um golo de Getterson, de grande penalidade, já nos instantes finais.

Crónica: Golo tardio de Getterson dá vitória ao Marítimo em Vila do Conde
O avançado brasileiro da equipa madeirense apontou o tento decisivo aos 82 minutos, após uma falta de Diego Lopes sobre Edgar Costa na área, numa partida em que Rio Ave até teve mais volume de jogo e oportunidades, e viu o VAR anular dois golos, por fora de jogo na construção das jogadas.
Com o triunfo, o segundo consecutivo sob o comando de José Gomes, o Marítimo sobe ao 12.º lugar, agora com 18 pontos, enquanto que o Rio Ave, que quebrou uma série de dois jogos sem perder, cai para o sétimo posto, com os mesmos 19.
Os vila-condenses até forçaram uma entrada mais forte no desafio, e logo aos dois minutos criaram o primeiro calafrio para defesa maritimista, num cabeceamento de Taremi, após bom trabalho de Nuno Santos e Piazon, mas que foi devolvido pela barra.
O Marítimo não se encolheu com entrada audaz dos locais, e, paulatinamente, foi respondendo em contra-ataques, utilizando as bolas longas, conseguindo, aos sete minutos, um bom remate Bebeto que obrigou o guardião local a defesa apertada.
Com o jogo num ritmo intenso nestes primeiros minutos, o Rio Ave exercia mais pressão na tentativa de inaugurar o marcador, e aos 13 minutos voltou a estar perto disso, num remate de Nuno Santos, que saiu um pouco ao lado da baliza de Amir.
Perante a pressão dos nortenhos, o Marítimo cometia alguns erros defensivos, que o Rio Ave aproveitava para criar perigo, chegando mesmo por introduzir a bola na baliza do Marítimo, à passagem da meia hora de jogo, num remate de Lucas Piazon, mas que viria a ser anulado, pelo VAR, devido a um fora de jogo na construção da jogada.
O anular do lance fez esmorecer os ímpetos do Rio Ave, que a partir de então não mais mostrou a mesma desenvoltura, perante um Marítimo que, não fazendo melhor, foi controlando o nulo até ao intervalo.
Após o descanso a partida surgiu mais equilibrada, e com os madeirenses, aos 56, a disporem da sua melhor oportunidade até então, quando Rodrigo Pinho, sem oposição, não conseguiu desviar para a baliza um passe de Nanu.
A iniciativa do adversário, obrigou o Rio Ave a despertar, e a tentar reconquistar o controlo, com um remate de longe de Piazon, que Amir segurou, a frisar essa intenção.
Ainda assim, a produção dos vila-condenses foi uma sombra do que foi feito na primeira parte, e com o jogo a cair numa fase incaracterística, o Marítimo ia controlando as investidas contrárias e espreitando o contra-ataque sempre conseguia algumas brechas.
Numa dessas investidas, já aos 80 minutos, um erro de Diego Lopes, que na área do Rio Ave puxou o recém-entrado Edgar Costa, culminou numa grande penalidade para os madeirenses, que Getterson, na cobrança, não desperdiçou, inaugurando o marcador, aos 82 minutos.
O Rio Ave ainda esboçou uma reação e voltou, outra vez, a introduzir a bola na baliza vila-condense, por intermédio de Bruno Moreira, aos 87, mas, de novo, o VAR interveio e voltou a anular o lance, por um fora de jogo no desenhar do lance, fazendo prevalecer o 1-0 até ao final.
Programa da jornada:

Sábado, 4 de Janeiro de 2020
Desp. Aves - Santa Clara, 0 - 1
Boavista - Portimonense, 1 - 1
Belenenses SAD - Sp. Braga, 1 - 7
V. Guimarães - Benfica, 0 - 1

Domingo, 5 de Janeiro de 2020
Tondela - Gil Vicente, 1 - 1
Paços Ferreira - Moreirense, 1 - 0
Rio Ave - Marítimo, 0 - 1
Sporting - FC Porto, 1 - 2
Famalicão - V. Setúbal, 3 - 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário