domingo, 5 de janeiro de 2020

Crónica: Famalicão põe fim a jejum e sobe ao pódio da Liga

O Famalicão venceu hoje o Vitória de Setúbal, por 3-0, em partida da 15.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, pondo fim a um jejum de triunfos que durava com há cinco jornadas consecutivas.

Crónica: Famalicão põe fim a jejum e sobe ao pódio da Liga
Pedro Gonçalves, aos 24 minutos, inaugurou o marcador, e já na segunda parte Anderson, aos 63, e Uros Racis, aos 84, deram volume à superioridade mostrada pelos minhotos ao longo de todo o jogo.
Com este triunfo e aproveitando a derrota de hoje do Sporting, no clássico com o FC Porto, o Famalicão subiu ao pódio do campeonato, assumindo o terceiro lugar, agora com 27 pontos.
Já os sadinos, que desde que o novo treinador, Júlio Velázquez, tinha assumido a equipa, há três jornadas, ainda não tinham perdido na Liga, terminam a ronda na 10.ª posição, com os mesmos 19 pontos
Os famalicenses pautaram, desde cedo, o ritmo do jogo, criando as primeiras oportunidades de golo, com Anderson, ainda antes do quarto de hora, a escapar-se, num par de vezes, e a esboçar remates que Makadrize susteve.
Do outro lado, o Vitória de Setúbal apostava nos contra-ataques, explorando a velocidades nas suas alas, mas apesar de uma circulação de bola interessante, os visitantes sentiam dificuldades na definição final.
Indiferentes a isso, os famalicenses não deslaçaram a pressão, e aos 24 minutos recolheram os frutos da insistência, quando após uma perdida de Zequinha, no meio-campo setubalense, Racic e Diogo Gonçalves trabalharam uma jogada, para a finalização certeira de Pedro Gonçalves, para o 1-0.
O tento dos nortenhos destabilizou o Vitória, que dois minutos depois de ter sofrido o golo não conseguiu evitar que, na insistência um livre inofensivo, Pedro Gonçalves surgisse, de novo, em posição de destaque, tentando um centro-remate que embateu na barra.
A reação dos visitantes só surgiu com maior contundência nos derradeiros momentos da etapa inicial, primeiro num remate de Éber Bessa, por cima e, depois, num cabeceamento de Jubal, que Defendi segurou, mantendo o 1-0 ao intervalo.
O regresso do descanso devolveu uma formação de Setúbal mais combativa, e já com Ghillas no lugar do inoperante Hachadi, mostrou mais músculo na disputa da bola, acercando-se da baliza famalicense, embora expondo-se aos contragolpes do adversário.
Assim foi aos 56 minutos, quando Racic conseguiu isolar Anderson, que na tentativa de desviar a bola na saída do guarda-redes Makaridze, acabou por rematar ao lado.
A resposta do Vitória surgiu na jogada seguinte, com Zequinha a atirar às malhas laterais um cruzamento de Ghillas, embora continuasse a ser o Famalicão a mostrar uma veia mais rematadora.
Já depois de Pedro Gonçalves ter falhado um desvio com a baliza totalmente à mercê, Anderson materializou o maior caudal de jogo dos minhotos em golo, aproveitando um corte defeituoso de Jubal para rematar para o 2-0, aos 63.
Com a desvantagem mais vincada, o Vitória já não conseguiu ser tão lúcido na reação, acabando por ser expor, ainda mais, ao adversário, que foi aproveitando as brechas para chegar ao terceiro golo, já ao 84, num rasgo individual de Uros Racic, finalizado com um remate de belo efeito.
Programa da jornada:

Sábado, 4 de Janeiro de 2020
Desp. Aves - Santa Clara, 0 - 1
Boavista - Portimonense, 1 - 1
Belenenses SAD - Sp. Braga, 1 - 7
V. Guimarães - Benfica, 0 - 1

Domingo, 5 de Janeiro de 2020
Tondela - Gil Vicente, 1 - 1
Paços Ferreira - Moreirense, 1 - 0
Rio Ave - Marítimo, 0 - 1
Sporting - FC Porto, 1 - 2
Famalicão - V. Setúbal, 3 - 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário