BY
Presentear seus adversários com uma cesta de pepinos — o mais notório produto típico de sua cidade — foi apenas a última das grandes ideias do Leganés. A primeira surgiu na temporada 2013-14, quando o hoje debutante da LaLiga Santander disputava a sofrível Segunda B (Terceirona Espanhola): promover suas partidas por meio de cartazes, nas ruas e redes sociais.
Não achou a ideia lá muito original? Mas a execução dela é. Nas mãos do Leganés, tudo tem virado tema: paródias de séries e filmes, trocadilhos com os nomes dos adversários, datas comemorativas, incentivo à torcida, mangás e desenhos animados, sua identidade pepinera, motivos bíblicos, insinuações sexuais (de bom tom), obras de arte, horários das partidas — tudo, enfim, que possa mobilizar a torcida a lotar o estádio Butarque.
E, com a chegada à LaLiga Santander, o que era uma ação promocional se tornou um evento. As primeiras ativações de Primeira, contra Atlético de Madrid, Barcelona e Valencia somaram milhares de reações, compartilhamentos e comentários nas redes sociais, colocaram o Leganés em destaque na imprensa esportiva espanhola e europeia, e já criaram expectativa para os cartazes que virão. Ou seja: investindo pouco, o “Lega” conquistou para a sua marca uma notoriedade que jamais havia alcançado nos gramados. Vamos conhecer algumas dessas peças?
— 2013-14 | Segunda B (3ª Div.) —
— 2014-15 | Liga Adelante (2ª Div.) —
— 2015-16 | Liga Adelante (2ª Div.) —
— 2016-17 | LaLiga Santander —
Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.
Imagens: Divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário