Cláusula que impede atletas emprestados de enfrentarem time de origem voltou a ser válida na Série A e já tem problemas previstos para Leão em jogos
Além de perder o volante Fellipe Bastos e o meia-atacante Marlone para as partidas diante do Corinthians, no próximo domingo, o Sport também não pode contar com outros oito jogadores durante a Série A por causa do chamado acordo de cavalheiros. No elenco rubro-negro, os zagueiros Léo Ortiz e Ernando, o lateral direito Cláudio Winck, o volante Anselmo e o meia Andrigo, por exemplo, não enfrentarão o Internacional. Serão cinco desfalques de uma só vez nas duas partidas contra o Colorado.
A lista aumenta também com o meia Michel Bastos, com maior parte dos salários pagos pelo Palmeiras e contrato de empréstimo com o Sport até o fim da temporada. Aplicam-se também nesse caso o volante Nonoca, cedido pelo Cruzeiro, e o meia Gabriel, emprestado pelo Flamengo. Todos também têm acordo até o fim deste ano ao Rubro-negro com uma cláusula prevista no artigo 35 do Regulamento Nacional de Registro e Transferências de Atletas de Futebol.
Nele está expresso que “nas transferências por cessão temporária de atleta profissional, incumbe, privativamente, aos clubes cedentes e cessionários ajustar a participação do jogador nas partidas em que se enfrentarem". Essa medida polêmica voltou a valer após dois anos.
“Essa cláusula, inclusive, é uma praxe que todos os clubes que hoje estão cedendo atletas fazem constar. Esse regulamento foi votado no início do ano e todo mundo tem que observar”, disse o diretor de futebol Leonardo Lopes. “Quando a gente está fazendo uma negociação com um clube como no caso do Internacional, que paga parte dos investimentos (salários), é uma coisa que a gente não vê muito como negociar. Até porque a gente vê pelo lado de lá. Vai que um jogador desses faz um gol decisivo… vai cair tudo na conta deles”, acrescentou.
Essa questão também afeta o Sport especialmente nesta temporada por causa do novo perfil das ações do time no mercado. Com pouco dinheiro em caixa, o Leão passou a trazer reforços por empréstimo e com parte dos salários pagos pelos clubes de origem. No fim do ano, com isso, será preciso rever vários contratos e disputar com possíveis interesses de outros times para manter a base do elenco.
Exceções
O entrave contratual não atrapalhará o Sport apenas em três casos em relação aos reforços que vieram para disputar a Série A do Brasileiro. O primeiro deles é o atacante Carlos Henrique, que veio por empréstimo do Londrina, time da Série B. Em situações diferentes, o atacante Rafael Marques e o volante Deivid rescindiram com seus ex-clubes Cruzeiro e Atlético-PR, respectivamente, para assinar com o Leão.
Os jogos com desfalques do Sport
- Sem Fellipe Bastos e Marlone - Sport x Corinthians (20/5 e 16/9)
- Sem Michel Bastos - Palmeiras x Sport (26/5) e Sport x Palmeiras (23/9)
- Sem Léo Ortiz, Ernando, Cláudio Winck, Anselmo e Andrigo - Internacional x Sport (2/6) e Sport x Internacional (6/10)
- Sem Gabriel - Flamengo x Sport (29/7) e Sport x Flamengo (18/11)
- Sem Nonoca - Sport x Cruzeiro (9/9)
superesportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário