quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Grêmio tem desvantagem em BH, mas aposta em jogos de "gala" no Mineirão



Tricolor inicia final da Copa do Brasil contra o Galo nesta quarta-feira com retrospecto desfavorável em Minas Gerais. Porém, guarda lembranças de boas atuações recentes


Grêmio e Atlético-MG jamais se enfrentaram na Copa do Brasil. Logo na primeira vez, duelam pelo título da competição em 2016, a partir das 21h45 desta quarta-feira, no Mineirão. Na história, o Galo leva vantagem em solo mineiro, mas o retrospecto recente, com vitórias "de gala" no Mineirão, dá confiança para os tricolores retornarem a Porto Alegre mais do que vivos na luta pelo título.
Aliás, esta será somente a segunda oportunidade em que Tricolor e Galo se encontrarão em um mata-mata do futebol brasileiro. Nas quartas de final do Brasileirão de 2011, os mineiros eliminaram os gaúchos com uma vitória por 3 a 0 no Mineirão.
Na história dos confrontos entre mineiros e gaúchos em Minas Gerais, melhor para os mandantes. Em 33 jogos desde 1959, o Atlético-MG venceu 15 vezes, e o Grêmio, sete. Ainda houve 11 empates. A grande maioria foi disputada no Mineirão – 25 duelos. Outros cinco embates ocorreram no Independência e três na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
Apesar de estar em desvantagem no total de jogos em solo mineiro, o retrospecto recente do Tricolor dá confiança ao torcedor. O Grêmio mantém uma invencibilidade de seis jogos, com quatro vitórias e dois empates, desde 2014. O aproveitamento é de 77,7%. Se somados apenas os jogos no Mineirão, o Grêmio tem três vitórias e uma derrota nos últimos quatro jogos.
"Aula" como exemplo  
Quem não lembra da "aula" de contra-ataque do time de Roger Machado em pleno Mineirão no dia 13 de agosto de 2015? Douglas abriu o placar no primeiro tempo após o time trocar passes rápidos desde o campo de defesa, sem que os atleticanos tocassem na bola. No segundo, Luan completou passe de Giuliano após outro contragolpe fulminante iniciado pelo camisa 10.
Neste ano, o Grêmio voltou a bater o Galo com atuação de gala em Belo Horizonte, mas dessa vez no Independência. Ainda era início do Brasileirão e o adversário tinha diversos desfalques, é verdade. Ainda treinados por Roger Machado, os gaúchos construíram o 3 a 0 no primeiro tempo, com dois gols de Luan e um de Marcelo Oliveira.
A última experiência azul no Mineirão também é alentadora. E tem relação direta com esta final. Foi no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, maior rival do Galo. Na vitória por 2 a 0, Luan marcou um golaço após o time manter a posse por um minuto ininterrupto e dar 53 passes. Na etapa final, em rápido contra-ataque, Ramiro deu passe para Douglas fechar o placar.
No único confronto em mata-mata, deu Galo
O Tricolor manteve um jejum de 16 anos sem bater o Galo como visitante. Entre 1988 e 2004, foram 13 partidas em que saiu da casa rival com derrotas ou igualdades. O placar mais elástico a favor dos mineiros ocorreu justamente no único encontro entre as equipes em mata-mata.
No  Brasileirão de 2011, as oito primeiras equipes na tabela seguiam para duelos de um jogo só até a final. O Atlético-MG encerrou a fase classificatória em quarto lugar, e o Grêmio, em quinto, o que colocou os dois times frente a frente nas quartas de final, no dia 5 de dezembro. Como ficou à frente, o Galo mandou o jogo no Mineirão e não deu chances aos gaúchos. Fez 3 a 0, com dois gols de Guilherme e um de Marques 
Baseados nesses últimos triunfos que os gremistas esperam um resultado positivo no primeiro jogo da final para decidir tudo na Arena lotada, no dia 30. Todos os ingressos foram vendidos em menos de 24 horas, apenas para sócios do clube. 
ATLÉTICO-MG X GRÊMIO - FINAL - COPA DO BRASIL

Local: 
Mineirão, em Belo Horizonte.  
Data e horário: quarta-feira (23/11), às 21h45 (de Brasília).  
Provável time do Grêmio: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan. 
Pendurado: Kannemann. 
Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (Fifa-PE), auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa-SC). 
Transmissão: TV Globo para RS, PR, SP, MG, RJ, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Galvão Bueno, Casagrande, Junior e Paulo César Oliveira) SporTV e PFCI (com Milton Leite, Mauricio Noriega e Roger Flores).
globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário