extra.globo.com/
Pouco mais de um terço dos passaportes estão carimbados. Com a definição dos 23 nomes das seleções da Espanha e da Argentina, onze técnicos já fecharam os grupos que vão à Rússia. Ou seja, dos 736 jogadores que serão convocados, 253 já têm seu nome garantido. Ao todo, 135 clubes de toda a parte do mundo contam com ao menos um atleta os representado no Mundial de 2018. Mas há quem tenha um time inteiro já chamado: Real Madrid e Manchester City. Tanto o finalista da Liga dos Campeões quanto o atual campeão inglês têm mais de onze jogadores chamados. Dá pra montar um time e por gente no banco.
Ainda faltam 21 seleções definirem suas listas, e o Manchester City já conta com 13 jogadores na Copa, líder momentâneo do ranking. No elenco, além disso, jogadores que ainda não foram confirmados por suas seleções mas que só não desembarcam em Moscou se machucarem, como o meia belga De Bruyne.
Com uma ou outra adaptação, como Agüero e Gabriel Jesus jogando juntos, dá pra montar um time inteiro dos já convocados do time, e ainda colocar dois jogadores no banco: incluindo lateral brasileiro Danilo, que deve ser titular no time de Tite na seleção.
O único outro time com mais de 11 convocados é o Real Madrid, 12 ao todo. O suficiente para montar uma poderosa escalação com uma mudança tática. Três zagueiros, em vez de dois, como o time merengue geralmente joga. É que, além do francês Varane e do espanhol Sergio Ramos, o zagueiro Nacho, reserva, também foi chamado pela Espanha. O time de Casemiro e Marcelo têm a grande maioria na seleção campeã de 2010: seis jogadores.
Astros da equipe como o alemão Toni Kroos e o croata Modric ainda não contam na estatística, já que seus técnicos ainda não confirmaram o óbvio: que eles estarão na Copa. Já Benzema, outro titular absoluto do time de Zidane, não foi chamado pela França.
Tudo ainda depende dos treinadores das equipes nacionais que ainda não fecharam seus 23 nomes, mas estimativas dizem que o Real deve ter, no fim, 15 jogadores do elenco na Copa, enquanto o Manchester City ficará com 17. Número que fazem perguntar se não são os times mais ricos as grandes seleções do momento no futebol mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário