quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Tranquila e arborizada, a colombiana Medellín conquista pela oferta cultural e integração urbana



Longe da badalada Cartagena e mais calma do que a capital, BogotáMedellín, no noroeste da Colômbia, conquista pelas flores, hospitalidade e oferta cultural e gastronômica. Não é à toa que a cidade foi capa da edição de janeiro da revista referência no mundo das viagens, a Traveler da Condé Nast Espanha, com uma reportagem de 17 páginas além de ter sido escolhida como um dos 52 destinos de 2016 pelo jornal americano The New York Times.

Com um passado obscuro e violento – quem nunca ouviu falar do Cartel de Medellín e do narcotraficante Pablo Escobar? -, a cidade renasceu e hoje, com 2,7 milhões de habitantes, por meio da integração urbana, transformou as áreas mais pobres em espaços onde a qualidade de vida se traduz em novas escolas, parques, bibliotecas e museus. Resultado disso são os dois teleféricos (metrocables) que levam os moradores das encostas íngremes ao metrô, com linhas que cortam a cidade de Norte a Sul e de Leste a Oeste.
Reconhecida por sua inovação, turismo e indústria, Medellín é considerada a capital da moda da Colômbia e é o lugar certo para fazer compras, de artesanato a roupas de grife. A cidade da eterna primavera, com temperaturas sempre entre 18°C e 28°C, faz jus à latinidade e convida o turista a dançar rumba, beber piña colada e se encantar pelas ruas arborizadas de casinhas de tijolos à vista da capital do departamento (Estado) de Antióquia.

Compras
Todo o charme da cidade está na Via Primavera (acima), uma rua fechada por árvores com lojas, bares e restaurantes para todos os gostos. Marcas locais de joias e roupas, bem como cafés descolados e restaurantes vegetarianos, fazem da rua o ponto de encontro de gente bonita e cheia de estilo. As lojas ficam abertas das 10h às 21h e dá para emendar um jantar em algum dos restôs da rua.
00aaacd1
Se a intenção é conhecer os shoppings da cidade, a Carrera 43A é o destino. É lá que estão o Oviedo, o Premium e o Santafé Shopping. Dos três, o maior e com marcas das mais comerciais às de prestígio é o Santafé. De Forever 21 a Carolina Herrera, o espaço tem ainda cinemas, bares e restaurantes com gastronomia típica.
Gastronomia
A gastronomia local é uma explosão de sabores, texturas e cores. Para começar a conhecer a comida típica e não estranhar os pratos mais exóticos, deve-se iniciar pela Bandeja Paisa, o mais tradicional da comida antioquenha que reúne, além do arroz e feijão, arepas (massa de pão feita com milho) e patacon (disco de banana-da-terra crocante). Depois, prove a cazuela de frijoles, com feijão, carne desfiada, banana, abacate e milho e tome uma limonada com coco. As iguarias são vendidas nos restaurantes mais tradicionais da cidade, como o 3Tipicos e o Mondongos.
unnamed (4)
O que não dá para ficar de fora em uma visita em Medellín é tomar um bom café colombiano. Vale experimentar o tradicional Juan Valdez ou provar os locais, como o Pergamino (foto). Considerado o melhor restaurante/café de Medellín pelo site colaborativo Trip Advisor, o Pergamino fica na Via Primavera e serve cafés, chás e salgados. O ambiente é estiloso e descontraído – e ainda dá para levar grãos e moer em casa.
Para jantar, a região do Parque Lleras é onde estão situados diversos restaurantes e bares da cidade. Lá o visitante encontra à venda as famosas bolsas colombianas Wayuu e artesanato local.
Pra bater perna
De amplas praças a museus, Medellín tem atrações turísticas para todos os gostos e idades. Se estiver com crianças, vale uma passada pelo Parque Explora, no qual ciência e tecnologia interagem com o público e onde também está localizado o maior aquário de água doce da América Latina, além de viveiros com répteis, anfíbios e artrópodes. Ao lado, na Estação Universidade, árvores e plantas trazem o ar fresco à metrópole no Jardim Botânico e Orquidário, com mais de 100 mil espécies.
unnamed (5)
Quando o assunto é arte, a Praça Botero ou Praça das Esculturas, no Centro, é uma exposição a céu aberto de 23 obras em bronze do pintor e escultor de Medellín Fernando Botero. Em frente fica o Museu da Antióquia, que abriga uma coleção de 5 mil peças e mostra a história cultural da Colômbia. Também na região central, no topo de um morro, fica o Pueblito Paisa, uma réplica de uma vila antioquenha com igreja, casas e restaurantes que remete ao século 19.
Do outro lado da cidade, um dos passeios mais incríveis é conhecer o Parque Arví, no topo da comunidade Santo Domingo Savio, após uma subida de 30 minutos de bondinho aéreo. É uma reserva natural com mais de 8 mil hectares que oferece ao visitante passeios de bicicleta e a cavalo, trilhas e contato com a natureza.
*A autora, Fernanda Ribas, viajou a convite do Inexmoda – Instituto para la Exportación y la Moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário