por Humberto Luiz Peron
O Santos, com a vitória sobre o líder Palmeiras (1 a 0) e o empate entre Atlético-MG e Flamengo (2 a 2), termina a rodada na 3ª colocação. Mesmo perdendo uma invencibilidade, que durava 15 jogos, o Palmeiras segue com uma boa vantagem - 5 pontos sobre o Flamengo, que segue na 2ª colocação -, faltando apenas 5 jornadas para o final do Brasileiro. Confira um resumo da rodada.
>> DUELOS NO G4
O Santos bateu o líder Palmeiras (1 a 0). Em um jogo em que as equipes marcaram muito e tiveram poucas chances de gol, o time da Vila acabou sendo premiado, pois procurou mais a vitória, principalmente na etapa final. Com a derrota, o Palmeiras perdeu a invencibilidade 15 jogos no Nacional, mas segue em 1º com boa vantagem, 5 pontos sobre o 2º colocado. O Santos, além de ultrapassar o Atlético-MG na classificação e terminar a rodada no 3º posto, fecha a rodada com 6 pontos de desvantagem para o Palmeiras. Ainda há tempo para tirar a diferença?
Atlético-MG e Flamengo fizeram um belo jogo e empataram (2 a 2). A partida começou equilibrada, mas o Flamengo dominou o Atlético-MG, fez um gol e criou chances para aumentar o placar. Na etapa final, o Galo foi melhor e com vários atacantes em campo conseguiu virar o placar. No final, o Flamengo conseguiu empatar a partida. Para ambos o resultado foi ruim, já que o Palmeiras perdeu. O Atlético-MG, que perdeu a chance de vencer a 13ª partida consecutiva como mandante, perdeu a 3ª posição para o Santos e o Flamengo perdeu a chance de diminuir para apenas 3 pontos sua diferença para o líder.
>> VITORIOSOS
O Atlético-PR derrotou o Cruzeiro (1 a 0). O time casa pressionou no início de jogo e conseguiu marcar o seu gol - um gol contra. Na etapa final, o Cruzeiro com as substituições feitas foi mais ofensivo e deu trabalho para o arqueiro Weverton, mas não houve alteração no placar. Com a vitória, o Furação já somou 44 pontos em casa - tem 51 no total - e voltou a ocupar a 6ª colocação. Mesmo com a derrota, o Cruzeiro tem boa vantagem - 5 pontos - sobre o Vitória, clube que abre a zona de rebaixamento.
Importante vitória do Sport sobre a Ponte Preta (1 a 0). Depois de um 1º tempo com poucas ações ofensivas, o time da casa conseguiu marcar logo no início da etapa complementar. Em desvantagem, a Ponte Preta foi para o ataque e criou chances, com espaço para contra-atacar, o Sport não conseguiu ampliar, mas conseguiu importante vitória. Com os 3 pontos em casa, o Sport ganha uma rodada de respiro, pois tem 4 pontos de vantagem sobre o Vitória, que está na 17 colocação. Praticamente livre da ameaça de rebaixamento, a Ponte Preta tem 6 pontos de desvantagem para o 6º colocado, o Atlético-PR.
O América-MG venceu o São Paulo (1 a 0). O jogo começou com o São Paulo tomando a iniciativa e criando chances. O América-MG passou a marcar melhor, conseguiu equilibrar e fez o seu em um contra-ataque. Na etapa complementar, o São Paulo teve muito mais volume de jogo, pressionou, fez o goleiro do América-MG fazer boas intervenções, mas não conseguiu o empate. Com a vitória, o América-MG chegou aos 27 pontos, mas tem 11 pontos a menos do que o Internacional, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Com um ataque que não tem média de um gol por jogo, o São Paulo tem 6 pontos sobre o Vitória, primeiro time fora da zona do rebaixamento.
>> EMPATES E MAIS EMPATES
Jogando em casa, o Corinthians não conseguiu passar pela Chapecoense. No empate (1 a 1), o time visitante, melhor postado em campo, dominou o Corinthians em vários momentos. Os dois gols da partida foram marcados em cobranças de pênaltis na etapa final. Com o empate, o Corinthians perdeu a 6ª colocação, enquanto a Chapecoense, semifinalista da Copa Sul-Americana, chegou ao 13º resultado de igualdade - é a equipe que mais empatou na competição.
O confronto entre Fluminense e Vitória começou bem morno, mas o jogo melhorou e aconteceram 3 gols ainda na etapa inicial. O time baiano abriu a contagem, mas acabou sofrendo a virada, com o 1º gol do Fluminense sendo marcado de pênalti, mas o árbitro acabou errando no lance, pois a falta foi fora da área. Na etapa final, o Vitória foi para cima do Fluminense e conseguiu a igualdade no final da partida (2 a 2). Com apenas 2 pontos conquistados nas últimas 5 partidas, o Fluminense termina a rodada 3 pontos atrás do Atlético-PR, o 6º colocado. Com 1 ponto somando nos últimos 15 disputados, o Vitória abre a zona de rebaixamento e tem 2 pontos de desvantagem para o Internacional, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
O Coritiba acabou com a sequência de vitórias do Botafogo. No empate sem gols, o arqueiro Wilson foi o grande destaque - ele fez várias defesas difíceis e evitou a derrota da sua equipe. Mesmo com o empate, o Botafogo segue na zona de classificação para a próxima Libertadores e tem vantagem de 4 pontos sobre o 7º colocado. O Coritiba, sem vitória nos últimos jogos do Brasileiro, tem apenas 3 pontos de vantagem sobre o Vitória, que, como já foi escrito aqui, abre a zona de rebaixamento.
Em mais um jogo sem gols, o Figueirense empatou com o Grêmio. Mais uma vez, o time reserva do Grêmio conquistou um ponto jogando fora de casa. Precisando muito de uma vitória, o time da casa partiu para o ataque, criou algumas chances na etapa inicial, mas no 2º tempo insistiu demais em cruzamentos. No final da partida, o Grêmio ainda teve duas chances para conquistar a vitória. Sem vitória nos últimos 5 jogos, a situação do Figueirense se complica a cada rodada, o time já está 5 pontos atrás do Internacional, o 16º colocado. Perto de disputar a final da Copa do Brasil, o Grêmio também tem chances de chegar à Libertadores via Brasileiro, pois está apenas 2 pontos atrás do Atlético-PR, o 6º colocado.
Mesmo jogando contra o lanterna, o Internacional não conseguiu vencer o Santa Cruz. Com o apoio da torcida, o Colorado começou pressionando e abriu a contagem no início. Perdendo, o time pernambucano se acertou no gramado e conseguiu o empate. No 2º tempo, o Internacional criou chances, parou nas boas defesas do goleiro adversário (Tiago Cardoso) e, mesmo com o adversário terminando com 10 homens não conseguiu marcar o gol da vitória. Com o 1 a 1, o Internacional termina a rodada fora da zona do rebaixamento, mas tem apenas 2 de vantagem sobre o Vitória, o 17º colocado. Com o empate, o Santa Cruz acabou com uma série de 7 derrotas seguidas.
>> LÍDERES ATÉ AQUI
33ª rodada - Palmeiras (isolado) - 5 pontos de vantagem
32ª rodada - Palmeiras (isolado) - 6 pontos de vantagem
31ª rodada - Palmeiras (isolado) - 4 pontos de vantagem
30ª rodada - Palmeiras (isolado) - 1 ponto de vantagem
29ª rodada – Palmeiras (isolado) – 3 pontos de vantagem
28ª rodada – Palmeiras (isolado) - 3 pontos de vantagem
27ª rodada – Palmeiras (isolado) - 1 ponto de vantagem
26ª rodada - Palmeiras (isolado) - 1 ponto de vantagem
25ª rodada - Palmeiras (isolado) - 1 ponto de vantagem
24ª rodada - Palmeiras (isolado) - 1 ponto de vantagem
23ª rodada - Palmeiras (isolado) - 3 pontos de vantagem
22ª rodada - Palmeiras (isolado) - 3 pontos de vantagem
21ª rodada - Palmeiras (isolado) - 2 pontos de vantagem
20ª rodada - Palmeiras (isolado) - 3 pontos de vantagem
19ª rodada - Palmeiras (isolado) - 1 ponto de vantagem
18ª rodada - Santos (saldo de gols)
17ª rodada - Corinthians (isolado) - 1 ponto de vantagem
16ª rodada - Palmeiras (isolado) - 2 pontos de vantagem
15ª rodada - Palmeiras (isolado) - 3 pontos de vantagem
14ª rodada - Palmeiras (isolado) - 1 ponto de vantagem
13ª rodada - Palmeiras (isolado) - 3 pontos de vantagem
12ª rodada - Palmeiras (isolado) - 3 pontos de vantagem
11ª rodada - Palmeiras (isolado) - 2 pontos de vantagem
10ª rodada - Palmeiras (isolado) - 2 pontos de vantagem
9ª rodada - Palmeiras (saldo de gols)
8ª rodada - Internacional (isolado) - 3 pontos de vantagem
7ª rodada - Internacional (isolado) - 1 ponto de vantagem
6ª rodada - Corinthians (número de cartões)
5ª rodada - Internacional (isolado) - 3 pontos de vantagem
4ª rodada - Grêmio (saldo de gols)
3ª rodada - Santa Cruz (saldo de gols)
2ª rodada - Santa Cruz (saldo de gols)
1ª rodada - Palmeiras (saldo de gols)
Nenhum comentário:
Postar um comentário