sexta-feira, 12 de junho de 2020

Águia desfalcada e leão embalado pelos miúdos

Para além do empate que deu ao FC Porto a oportunidade de se isolar na liderança da Liga Portuguesa, o Benfica saiu de Portimão ainda com mais más notícias, principalmente o desfalque na defesaGrimaldo Jardel saíram lesionados no decorrer do jogo e Bruno Lage fica, assim, sem metade da defesa que tinha optado de início desde a retoma do campeonato. Os encarnados explicaram, esta sexta-feira, que o lateral espanhol tem uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo e o central brasileiro fez uma rotura muscular na região posterior da coxa esquerda. Apesar de as águias não terem mencionado o tempo de paragem, parece um dado adquirido que Grimaldo falha o resto da época: Record e Mais Futebol, por exemplo, escrevem que o período nunca é inferior entre seis e oito semanas. Quanto a Jardel, a paragem prevista é no máximo de um mês.
Por falar em Benfica, os encarnados empataram os dois jogos realizados desde o regresso da competição, mas a verdade é que isto não se aplica apenas ao clube da Luz. O total de igualdades em partidas do campeonato aumentou em 48 por cento depois da retoma. O António Tadeia analisou esta situação, que se trata sobretudo da ausência de público, mas não só. Pode ler aqui o Último Passe desta sexta-feira. Já no Futebol de Verdade, o António Tadeia falou também equilíbrio na Liga portuguesa, assim como da retoma em Espanha Itália e ainda fez a antevisão ao Sporting-FC Paços de FerreiraVeja aqui a mais recente edição do FDV, que vai para o ar de segunda a sexta-feira às 12h30 nas redes sociais.
Sporting ganhou por 1-0 na receção ao FC Paços de Ferreira com um golaço de livre direto de Jovane Cabral (veja aqui os melhores lances). Novamente com Matheus Nunes e Eduardo Quaresma no onze, Rúben Amorim aproveitou para promover ainda a estreia de Nuno Mendes, jovem de 17 anos. Questionado sobre a ausência de Mathieu, por opção, das opções de Amorim, o adjunto Emanuel Ferro salientou que o plantel tem várias opções. "Temos um plantel em que todos contam. Mathieu é jogador cujo currículo não é preciso descrever, no entanto, temos outras opções. No futuro, outros jogadores vão entrar, outros vão sair. Faz parte da gestão da equipa que facilita a entrada de jovens jogadores. Terminámos o jogo com uma média de idade baixa, com a entrada de Nuno Mendes, uma estreia. Também tivemos Plata, Matheus Nunes e Eduardo Quaresma a jogar e isso enriquece a equipa", referiu Ferro após o jogo.
O adjunto considerou ainda a vitória justa, embora nem sempre a eficiência se tenha notado no ataque. "Tivemos momento bons, controlámos o adversário e conseguimos ter domínio dentro da nossa ideia de jogo. Nem sempre tivemos assertividade na frente, mas criámos oportunidades. No cômputo geral, a vitória parece que é justa." Quanto ao lance em que o Paços de Ferreira ficou a pedir penálti por alegado empurrão de Borja a João Amaral, Emanuel Ferro não se alongou. "O árbitro decidiu, para nós decidiu bem. Foi um lance que acabou por marcar uma inversão da tendência do jogo. Tivemos capacidade para sofrer, a equipa comportou-se bem e foi uma jogo bem conseguido."
Pepa não comentou diretamente a arbitragem, ao dizer não ter "tempo a perder com isso", mas considerou "muito esquisito" o que aconteceu em Alvalade. Apesar disso, o técnico pacense deixou elogios aos jogadores e referiu que o mais justo seria a vitória da sua equipa. "Grande jogo, grande intensidade e muita qualidade. O empate não era justo, era sim a vitória do Paços de Ferreira. Muita qualidade em termos estratégicos do jogo. Só temos de estar orgulhosos, em resto às outras decisões que aconteceram dentro de campo, não tenho tempo a perder com isso. Tudo o resto é muito esquisito o que aconteceu, mas vamos preparar já o próximo jogo. Estou muito orgulhoso da qualidade dos meus jogadores", referiu Pepa após o encontro.
© Fornecido por António Tadeia
Também na Liga Portuguesa, um penálti de Taremi devolveu o Rio Ave à onda das vitórias e acabou com um ciclo de sete jogos sem perder do Moreirense (veja aqui o golo). O futebol também voltou a Itália, mas sem golos no empate a zero entre Juventus MilanCristiano Ronaldo ainda falhou um penálti (veja aqui o lance), num jogo que também contou com Rafael Leão e que levou a Vecchia Signora até à final da Taça de Itália. Em solo alemão, Dani Olmo bisou e deu o triunfo ao RB Leipzig em Hoffenheim, que faz o conjunto de Julian Nageslmann cimentar o pódio e colocar pressão na vice-liderança (veja aqui os golos do espanhol). Em Espanha, Valência CF e UD Levante empataram a uma bola num dérbi com um fim impróprio para cardíacos (veja aqui os golos da noite da La Liga).
triunfo do FC Porto frente ao Marítimo na quarta-feira marcou a estreia de Fábio Vieira pela equipa principal dos azuis e brancos. O médio de 20 anos, que foi suplente utilizado, confidenciou aquilo em que pensou e dedicou o momento ao falecido avô. “Avô, onde quer que estejas certamente estarás orgulhoso de mim, consegui dar-te esta felicidade”, escreveu Fábio Vieira nas redes sociais, ao salientar ainda que cumpriu o “sonho de criança”. “É um momento que nunca mais esquecerei na minha vida. Desde pequeno que sonhei com isto. Manter os pés bem na terra e continuar a trabalhar para atingir os objetivos, tanto individuais como coletivos. Sinto-me muito feliz por poder representar o clube que eu amo e sou mais um para ajudar rumo aos objetivos”, tinha referido também.
© Fornecido por António Tadeia
No sábado é dia de SC Braga-Boavista (21h00) e Custódio Castro considerou que o “problema” defensivo dos minhotos está no coletivo e não individualmente, depois de terem sofrido três golos na derrota contra o Santa Clara. “Se Rolando vai jogar? Amanhã [sábado] saberemos, mas esta não é uma questão da defesa, mas da equipa. Como se sabe, ‘bons ataques ganham jogos, grandes defesas ganham campeonatos', temos de ser mais fortes no aspeto defensivos, mas isso não depende só da defesa ou do meio-campo”, disse o técnico que repete a convocatória à exceção de Raúl Silva, castigado. No lado axadrezado, Daniel Ramos quer ver a sua equipa a dominar diante do Braga. “Temos um jogo difícil pela frente, mas os bons indicadores do último jogo permitem-nos ter uma legitimidade natural para querer regressar aos pontos e podermos fazer um bom jogo e uma boa exibição. Vai ser como se fosse um final, sem pensar em mais nada. A nossa ideia é continuarmos a ser uma equipa com mais domínio e controlo”, salientou.
Lá fora, Nélson Semedo está fora de problemas depois de ter estado no centro do furacão ao desrespeitar as regras de confinamento da Liga Espanhola. O lateral do FC Barcelona entretanto testou negativo à Covid-19 e o treinador Quique Setién defendeu o jogador, embora não garanta a titularidade no sábado diante do RCD Maiorca. “Ainda não decidi se joga ou não. Caso não jogue, não será por causa desse descuido. É uma situação que não vai afetar a minha decisão. O Nélson estava bastante preocupado, foi um descuido. Não estava consciente da situação, cometeu um erro. Falei com ele e ele pediu desculpa. Foi um equívoco, nada mais”, referiu o técnico em conferência de imprensa.
Ainda no país vizinho, o presidente da Liga Espanhola revelou que vai reunir com o governo para verificar a possibilidade de haver adeptos nas bancadas dos estádios no que resta do campeonato. “A pandemia está a sofrer um queda muito forte. O governo já ditou algumas normas de como o público poderá voltar aos estádios. O Ministro dos Desportos, em conjunto com as autoridades regionais e com a Liga, deve coordenador esse regresso [do público] aos estádios. Vamos reunir com o Governo dentro de dez ou 15 dias para tentar fazer com que os adeptos voltem aos estádios”, referiu Javier Tebas em conferência de imprensa. Ainda assim, o dirigente garantiu que recintos com lotação máxima estão fora de questão. “Obviamente que o estádio não estará cheio. A acontecer será com medidas de precaução muito elevadas. Acho que ficaríamos contentes se conseguíssemos ter dez ou 15 por cento dos estádios ocupados.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário