Leonardo Bertozzi
A Copa Libertadores da América passará em 2017 por sua maior mudança de formato neste século. A Conmebol mexeu no calendário para que o torneio ocupe os dois semestres e aumentou o número de participantes. Seriam 44, mas a desistência do México em razão do conflito de calendários motivou uma nova mudança. Agora, serão 47 equipes envolvidas, 28 delas já garantidas na fase de grupos.
Os outros 19 times participarão de uma etapa preliminar dividida em três fases. Na primeira, ainda em janeiro, entram em campo seis equipes, de Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os três vencedores avançam à segunda fase, juntando-se a outros 13 times. Então, serão duas fases eliminatórias que definirão quatro classificados para os grupos.
Ainda faltam vagas a definir antes do sorteio do dia 21 de dezembro, mas a maioria dos participantes já é conhecida.
Confira as vagas já conquistadas e como está a corrida pelas restantes.
ARGENTINA (6 vagas)
São cinco vagas diretas. Pelo campeonato, classificaram-se o campeão Lanús, o vice San Lorenzo, Estudiantes e Godoy Cruz. A outra irá para o vencedor da Copa Argentina, decidida entre River Plate e Rosario Central.
Na segunda fase preliminar entra o estreante Atlético Tucumán, quinto colocado no campeonato.
BOLÍVIA (4 vagas)
Os dois campeões da temporada 2015/16 vão direto aos grupos: Sport Boys, do Apertura, e Jorge Wilstermann, do Clausura.
Os dois campeões da temporada 2015/16 vão direto aos grupos: Sport Boys, do Apertura, e Jorge Wilstermann, do Clausura.
Pela pontuação geral, The Strongest fica com a vaga na segunda fase preliminar, enquanto o Universitario de Sucre entra na primeira fase.
BRASIL (7 vagas + campeão da Sul-Americana)
A Chapecoense, declarada campeã da Copa Sul-Americana pela Conmebol, fará sua estreia na Libertadores entrando diretamente na fase de grupos.
Também começam nos grupos os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro - Palmeiras (campeão), Flamengo, Santos e Atlético-MG - e o Grêmio, vencedor da Copa do Brasil.
O quinto e o sexto colocados do Brasileirão entrarão na segunda fase preliminar. Faltando uma rodada, as vagas hoje são de Atlético-PR (56 pontos) e Botafogo (56). O Corinthians, com 55, aparece a seguir e também está na disputa.
CHILE (4 vagas)
A Universidad Católica foi campeã do Clausura no primeiro semestre e garantiu uma das vagas diretas. Como a Católica também conquistou o Apertura, o outro lugar nos grupos coube ao Deportes Iquique, vice-campeão.
Uma das duas vagas na segunda fase preliminar irá para o campeão da Copa Chile, que tem Colo Colo e Everton na final.
Se perder, o Colo Colo ainda terá outra chance, por ter sido o vice do Clausura: um play-off com a Unión Española, terceira do Apertura. O O'Higgins, terceiro do Clausura, espera que o Colo Colo vença a Copa para ter a oportunidade de jogar o play-off.
COLÔMBIA (4 vagas + atual campeão)
O Atlético Nacional tem a vaga garantida como atual campeão. Ao seu lado na fase de grupos estarão o Independiente Medellín, vencedor do Apertura no primeiro semestre, e o campeão do Finalización, que está nas semifinais. Santa Fe x Atlético Nacional e Tolima x Bucaramanga são os confrontos.
As duas vagas na segunda fase preliminar são definidas pela pontuação geral: Santa Fee Millonarios. No entanto, caso o campeão seja o Santa Fe ou o Atlético Nacional, abre-se vaga para o melhor colocado a seguir: Junior de Barranquilla.
EQUADOR (4 vagas)
O campeão Barcelona de Guayaquil e o rival Emelec, segundo colocado na tabela geral, estão na fase de grupos. Entre as demais equipes, a de melhor pontuação entrará na segunda fase preliminar, e a segunda melhor na primeira fase.
Cinco equipes disputam estas duas vagas, a uma rodada do fim: El Nacional (64 pontos), Independiente del Valle (61), LDU de Quito (61), Deportivo Cuenca (59) e Universidad Católica (58).
PARAGUAI (4 vagas)
São duas vagas diretas: uma do Libertad, vencedor do Apertura, uma do campeão do Clausura. Faltando duas rodadas, o Guaraní tem quatro pontos de vantagem para o Olimpia. Entre os dois postulantes ao título, quem ficar sem ele terá o consolo da vaga na segunda fase preliminar pela pontuação geral.
Três equipes disputam o acesso à primeira fase preliminar: Deportivo Capiatá (63 pontos), Cerro Porteño (62) e Sol de América (60).
PERU (4 vagas)
Os dois finalistas do campeonato nacional, Melgar e Sporting Cristal, estarão na fase de grupos.
Universitario e Deportivo Municipal disputam o terceiro lugar, que vale vaga na segunda fase preliminar. O perdedor iniciará na primeira fase.
URUGUAI (4 vagas)
Peñarol, campeão da temporada 2015/16, e Nacional, pela tabela geral, vão à fase de grupos. A pontuação total colocou o Cerro na segunda fase preliminar.
Para a primeira fase preliminar irá o melhor time do Torneio de Transição entre os que não tinham garantido a vaga antes. Falta uma rodada e estão na briga Montevideo Wanderers (28 pontos) e Danubio (26).
VENEZUELA (4 vagas)
Zamora e Zulia, finalistas do campeonato por terem vencido Apertura e Clausura, respectivamente, estão na fase de grupos.
Pela pontuação de 2016, o Carabobo entrará na segunda fase preliminar, e o Deportivo Táchira na primeira.
- ESTE POST SERÁ ATUALIZADO DIARIAMENTE ATÉ A DEFINIÇÃO DE TODAS AS VAGAS -
Nenhum comentário:
Postar um comentário