sexta-feira, 5 de maio de 2017

Benfica e FC Porto enfrentam as últimas provas de fogo na luta pelo título



O líder Benfica e o perseguidor FC Porto enfrentam neste fim de semana talvez as últimas grandes ‘provas de fogo’ na luta pelo título de futebol, ao defrontarem Rio Ave e Marítimo, na 32.ª jornada da I Liga.
Além da dificuldade de terem de jogar fora de casa, os grandes dominadores do futebol nacional nos últimos anos terão pela frente duas equipas embrenhadas na luta pelo precioso sexto lugar, o último lugar que dá acesso às competições europeias na próxima época.
Com três pontos de vantagem sobre o FC Porto, a equipa lisboeta até se pode dar ao luxo de um pequeno deslize no estádio do Rio Ave, ainda que dessa forma possa ficar mais pressionada para as últimas duas rondas, nas quais defrontará o Vitória de Guimarães, em casa, e o Boavista, fora.
Na época passada, no auge do ‘braço-de-ferro’ com o Sporting, a rota do tricampeonato do Benfica também teve passagem por Vila do Conde, uma jornada antes, na 31.ª: as ‘águias’ sofreram, mas venceram por 1-0, com um golo do suplente Raúl Jiménez, aos 73 minutos.
O clube portuense, que depois da visita à Madeira vai receber o Paços de Ferreira e deslocar-se ao reduto do Moreirense, está dependente de uma derrota do Benfica para igualar o rival na liderança e tirar vantagem da melhor diferença positiva entre golos marcados e sofridos (51 contra 48).
O historial recente também não joga a favor dos ‘dragões’, que não vence no recinto do Marítimo para o campeonato há quatro temporadas, período durante o qual o Benfica, em busca de um inédito ‘tetra’, obteve três vitórias e um empate na visita ao Rio Ave.
O Benfica, na máxima força e com o avançado Jonas de regresso aos golos decisivos, vai entrar em campo apenas no domingo, conhecedor do resultado do perseguidor, que defronta no sábado os madeirenses, sem o médio Danilo, lesionado, e o defesa Maxi Pereira, suspenso.
Rio Ave e Marítimo não deverão querer ser meros ‘peões’ na batalha pelo título, até porque está em jogo a presença nas provas continentais, com vantagem para os insulares, sextos colocados, que dispõem de dois pontos de vantagem sobre vilacondenses.
Confortavelmente instalado no terceiro lugar, o Sporting recebe no domingo o Belenenses (13.º), que poderá constituir-se como mais um veículo para que o avançado holandês Bas Dost, melhor marcador da prova, com 31 golos, destrone Messi na corrida pela Bota de Ouro europeia.
Inapelavelmente superado pelo rival Vitória de Guimarães - que recebe o Arouca e já tem lugar marcado na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica -, o Sporting de Braga procura confirmar em definitivo a quinta posição, na deslocação ao estádio do Moreirense.
A equipa de Moreira de Cónegos terá outros planos, até porque o antepenúltimo lugar, três pontos acima da ‘linha de água’, aconselha a conquista de mais alguns pontos para escapar à despromoção, à qual parecem cada vez mais condenados o Tondela e o ‘lanterna-vermelha’ Nacional.
Programa da jornada:

Sexta-feira, 5 de Maio de 2017
Moreirense - Sp. Braga, 20:30

Sábado, 6 de Maio de 2017
Boavista - Nacional, 16:00
Paços Ferreira - Feirense, 18:15
Marítimo - FC Porto, 20:30

Domingo, 7 de Maio de 2017
Sporting - Belenenses, 11:45
Tondela - V. Setúbal, 16:00
V. Guimarães - Arouca, 18:00
Rio Ave - Benfica, 20:15

Segunda-feira, 8 de Maio de 2017
Estoril - Desp. Chaves, 20:00

Mercado: Jonas e Jiménez podem rumar à China no final da temporada

Jonas e Raul Jiménez podem estar muito perto de deixar o Benfica no final da época. De acordo com o jornal 'A Bola', existem vários clubes chineses interessados na contratação dos dois avançados e, por isso, os encarnados estão já em conversações com o Estoril, para asseguraram os serviços de Kléber.
De recordar que Jonas prolongou o seu vínculo com o emblema da Luz até 2019, um fator que não o impede de se transferir. Os clubes chineses continuam atentos ao avançado brasileiro que, mesmo tendo enfrentado várias lesões no decorrer desta época, contabiliza já 16 golos.
No que diz respeito a Raúl Jiménez, além dos muitos interessados na China, também vários clubes dos Estados Unidos da América desejam contratar o avançado mexicano, apesar do elevado montante que deverá pedir o Benfica, tendo em conta que o jogador foi o mais caro da história das 'águias'.
De referir também que o avançado mexicano não tem sido muito utilizado por Rui Vitória, fator que pode pesar na decisão de Jiménez. O jogador tem contrato com o Benfica até 2020 e tem 20 golos apontados ao serviço das 'águias'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário