sexta-feira, 5 de maio de 2017

O guia da secação para o Grêmio ter a melhor campanha da Libertadores



Equipe tem poucas chances de ser o primeiro lugar geral na fase de grupos


A derrota para o Iquique essa semana praticamente tirou do Grêmio a possibilidade de encerrar a fase de grupos da Libertadores com a melhor campanha. Para recuperar o benefício de decidir todos os mata-matas na Arena, a torcida terá de secar os adversários. E muito. 

Segundo o matemático Tristão Garcia, o time de Renato tem só 2% de chances ser primeiro colocado geral. Se vencer o Zamora, na última rodada, deve terminar como terceiro ou quarto melhor entre os líderes de grupos

Se obter vitória sobre os venezuelanos no jogo em 25 de maio, na Arena, o Grêmio iria a 13 pontos. E só quatro clubes poderiam somar pontuação maior. 

A maior ameaça é o River Plate, único invicto na competição, que tem 44% de chances de ser o melhor primeiro. O time argentino, que conquistou o título em 2015, soma nove pontos em três jogos e pode chegar a 18 se vencer as partidas que restam no Grupo 3, contra Emelec, Melgar e Independiente Medellín. 

Outro com boas chances de superar o Grêmio é o Barcelona-EQU. Com 10 pontos, ainda enfrentará Estudiantes, em casa, e Nacional-COL, fora, podendo chegar a 16 com duas vitórias. Segundo Tristão Garcia, os equatorianos têm 25% de chances de terminar com a melhor campanha. 

Este posto, hoje, é do Godoy Cruz. Com 11 pontos, terá um jogo contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte. Vitória fora de casa garante 14 pontos e a liderança do Grupo 6 aos argentinos. Se o time de Roger Machado ganhar, irá aos mesmos 13 que o Grêmio teria se vencer o Zamora. O Santos, que tem oito pontos, pode chegar a 14 se vencer os dois jogos restantes.

A tendência, avalia o matemático, é de que River e Barcelona-EQU tenham as melhores campanhas. O terceiro colocado seria definido pelo jogo entre Godoy Cruz e Atlético-MG, que poderia abrir brecha ao time de Renato Portaluppi.

— Se o Godoy empatar com o Atlético, é perfeito para o Grêmio. Mas se o Atlético (oito gols de saldo) vencer, o Grêmio (cinco gols) tem que golear o Zamora para descontar o saldo. O Santos pega o The Strongest na altitude e pode se complicar. Depois, recebe o Sporting Cristal. É difícil que faça seis pontos — avalia Tristão.

Para o comentarista Sérgio Xavier, do SporTV, não ter a melhor campanha não representará prejuízo ao Grêmio. Entende que, entre os quatro primeiros, o time de Renato herda a vantagem de decidir em casa se um dos ponteiros for eliminado.

— Se for um dos quatro melhores, a chance de chegar à final jogando em casa é grande. Olhando o histórico da Libertadores, em raras vezes os que tiveram a melhor campanha foram até a decisão. O São Paulo foi um dos piores classificados no ano passado e chegou até a semifinal — avalia Xavier.

O ex-meia Zinho, campeão da Copa do Brasil pelo Grêmio em 2001, que hoje é comentarista do Fox Sports, entende que ter a melhor campanha dá confiança ao time, mas não é fator decisivo. 

— Prefiro decidir em casa. Mas se você toma uma pancada no primeiro jogo, para reverter no segundo fica difícil — observa.

Com a vantagem de decidir em casa ou não, a classificação para as oitavas de final é dada como certa no Grêmio. O lateral-direito Léo Moura entende que vê riscos de um desastre contra o Zamora na última rodada.

— A gente está até classificado. Um vai enfrentar o outro (Guaraní-PAR e Iquique) e a gente joga contra o último colocado em casa precisando de um ponto para se classificar — afirmou o jogador.

Com os mesmos 10 pontos que o Guaraní, o Grêmio supera os paraguaios no saldo de gols (5 a 2). Teria de perder para os já eliminados venezuelanos para correr riscos. Por isso, segundo Léo Moura, a ambição deve ser maior do que só se classificar.

— A gente quer o primeiro lugar do grupo — resume.
O CENÁRIO ATUAL

- Godoy Cruz tem a melhor campanha, 11 pontos em 5 jogos, e está classificado
- Barcelona-EQU é outro clube que lidera seu grupo e já garantiu vaga
- Atlético-MG, vice-líder do grupo do Godoy Cruz, é outro classificado
- River Plate é o único com 100% de aproveitamento: 9 pontos em 3 jogos

CHANCES DE SER PRIMEIRO GERAL*44% - River Plate
25% - Barcelona-EQU
12% - Godoy Cruz
12% - Atlético-MG
4% - Santos
2% - Grêmio

QUEM PODE TER A MAIOR PONTUAÇÃO
18 pontos - River Plate (9 pontos, mais 3 jogos)
16 pontos - Barcelona-EQU (10 pontos, mais 2 jogos)
14 pontos - Godoy Cruz (11 pontos, mais 1 jogo); Santos (8 pontos, mais 2 jogos)
13 pontos - Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras e Guaraní-PAR (10 pontos, mais 1 jogo); Lanús, Nacional e The Strongest (7 pontos, mais 2 jogos)
12 pontos - Flamengo (9 pontos, mais 1 jogo)

JOGOS PARA SECAR

River Plate
Em nove pontos ainda possíveis, o River não pode somar mais do que quatro. Assim, igualaria os 13 pontos que o Grêmio teria se vencer o Zamora. O número de vitórias, neste caso, estaria empatado em quatro. O saldo de gols poderia definir o melhor colocado. O time argentino ainda terá jogos com Emelec-EQU (casa), Melgar-PER (fora) e Independiente Medellín-COL (casa).

10/5 - River x Emelec
18/5 - Melgar x River
25/5 - River x Ind. Medellín 

Barcelona-EQU
O time equatoriano tem os mesmos 10 pontos do Grêmio, mas um jogo a mais por fazer. Em seis ainda possíveis, poderia somar apenas mais três para igualar os 13 pontos que o time de Renato teria se vencer o Zamora. O número de vitórias, neste caso, estaria empatado em quatro. O saldo de gols pode definir o duelo. Os adversários serão Estudiantes (casa) e Nacional-COL (fora).

17/5 - Barcelona x Estudiantes
25/5 - Nacional-COL x Barcelona

Godoy Cruz
Hoje com a melhor campanha da Libertadores, com 11 pontos em cinco jogos, o Godoy Cruz terá só um jogo com o Atlético-MG em Belo Horizonte. O ideal para o Grêmio seria empate. Assim, o time argentino ficaria com 12 pontos. Se o Galo vencer, irá a 13 pontos e terminará como líder do grupo. Terá as mesmas quatro vitórias que o Grêmio. E o saldo de gols definiria o desempate.

16/5 - Atlético-MG x Godoy Cruz

Santos
Com oito pontos em quatro jogos, o Santos também pode ultrapassar o Grêmio se vencer seus últimos dois jogos - iria a 14 pontos. O ideal, para o time de Renato, é que os paulistas somassem, no máximo, quatro pontos, indo a 12 na tabela. A equipe da Vila Belmiro terá de enfrentar o The Strongest na altitude de La Paz. Na última rodada, receberá em casa o Sporting Cristal, do Peru.

17/5 - The Strongest-BOL x Santos
23/5 - Santos x Sporting Cristal-PER

ZHESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário