domingo, 13 de novembro de 2016

QF Mundial-2018: Portugal obrigado a vencer hoje a Letónia




A seleção portuguesa de futebol vai tentar hoje, no Algarve, frente à Letónia, somar a terceira vitória no Grupo B de qualificação para o Mundial2018 e, pelo menos, não deixar fugir a líder Suíça, que recebe as Ilhas Faroé, na quarta jornada.
Com apenas o primeiro lugar do agrupamento a dar acesso direto à fase final do próximo Campeonato do Mundo, que se vai realizar na Rússia, Portugal está obrigado a bater os letões, num encontro em que Pepe é ‘baixa’ certa, devido a castigo.
É esperado que Bruno Alves seja o substituto do central do Real Madrid, num ‘onze’ titular em que também deve regressar Raphael Guerreiro.
Perante o penúltimo classificado do grupo, a maior dúvida surge na frente de ataque, com Nani e André Silva a lutarem para fazer dupla com Cristiano Ronaldo, embora o selecionador Fernando Santos possa mesmo colocar os dois jogadores na equipa inicial.
A seleção nacional, atual campeã da Europa, ocupa o segundo lugar do agrupamento, com seis pontos, menos três do que a Suíça, que lidera. A formação letã é quinta e antepenúltima com apenas três pontos.
Portugal pode subir ao relvado do Estádio Algarve provisoriamente a seis pontos da Suíça, já que os helvéticos recebem horas antes as Ilhas Faroé, num encontro em que é esperado que mantenha o registo totalmente vitorioso no Grupo B.
O Portugal-Letónia está agendado para as 19:45 e terá arbitragem do escocês Bobby Madden.
Este será o último jogo da seleção portuguesa em 2016, ano marcado pela conquista inédita do Campeonato da Europa, que decorreu em França.


Concentração é palavra de ordem para Portugal frente à Letónia


Mesmo após duas goleadas na Qualificação Europeia, Fernando Santos continua a ser prudente sobre Portugal. "Somos favoritos, mas não porque o adversário é fraco", referiu.

  • Portugal tenta terminar o ano com terceira vitória seguida na fase de qualificação do Campeonato do Mundo de 2018
  • Em quatro jogos frente à Letónia, a equipas das "quinas" venceu sempre
  • Fernando Santos aceita favoritismo, mas diz que Portugal tem de o provar em campo
  • Lesionados João Moutinho e Pepe (também castigado) são baixas de peso
Fernando Santos, seleccionador de Portugal
É um jogo importante para nós, contra um adversário que nos vai criar dificuldades. Obviamente que somos favoritos, mas não porque os outros são fracos. Teremos de mostrar isso em campo e encarar o jogo com a atitude correcta. Não há euforia por causa das goleadas nas jornadas anteriores, porque para nós o que conta são os jogos que estão para vir e não os que ficaram para trás.

Se não formos uma equipa consistente, bem colectivamente em campo, não ganhamos jogos. Tenho 24 jogadores à disposição, sei qual a equipa que vai jogar e eles sabem o que têm de fazer. Falta apenas abordar algumas questões relativas ao jogo, dentro do que é normal.
João Mário, médio de Portugal
Tenho a certeza que a equipa terá de trabalhar bastante para conquistar os três pontos, sempre respeitando o adversário, pois só assim teremos sucesso. Não há jogos fáceis e nos últimos [Andorra e Ilhas Faroé], apesar dos resultados dilatados, tivemos de dar o máximo. Vimos vídeos da Letónia e iremos estar preparados, entrando em campo de forma a vencer o jogo.
Será sinal de respeito se isso acontecer [a Letónia se apresentar de forma defensiva]. Vão defrontar o campeão da Europa, sabem que têm de ter cautelas. No entanto, não podemos achar que a vitória está garantida. Agora há outra responsabilidade e todas as equipas querem vencer Portugal. Isso dificulta a nossa tarefa e obriga-nos a trabalhar muito mais.
Marians Pahars, seleccionador da Letónia 
Não será fácil defrontar Portugal. Penso que temos de ser compactos, jogar como equipa. É a única maneira, porque em termos de individualidades, os jogadores portugueses são muito talentosos e difíceis de parar.
É um jogo grande para a equipa e para os rapazes, porque defrontar o campeão europeu é sempre fantástico. Não é necessário colocar motivação extra no jogo, estão todos motivados por ser o adversário que é. Espero que os meus jogadores joguem futebol, não só a defender, mas também a criar jogo.
Programa da jornada:

Sexta-feira, 11 de Novembro de 2016
Arménia - Montenegro, 3 - 2
Malta - Eslovénia, 0 - 1
Roménia - Polónia, 0 - 3
Dinamarca - Cazaquistão, 4 - 1
San Marino - Alemanha, 0 - 8
Irlanda do Norte - Azerbaijão, 4 - 0
Eslováquia - Lituânia, 4 - 0
Inglaterra - Escócia, 3 - 0
França - Suécia, 2 - 1
Rep. Checa - Noruega, 2 - 1

Sábado, 12 de Novembro de 2016
Turquia - Kosovo, 2 - 0
Áustria - Rep. Irlanda, 0 - 1
Croácia - Islândia, 2 - 0
Geórgia - Moldávia, 1 - 1
Liechtenstein - Itália, 0 - 4
País de Gales - Sérvia, 1 - 1
Albânia - Israel, 0 - 3
Espanha - Macedónia, 4 - 0
Ucrânia - Finlândia, 1 - 0

Domingo, 13 de Novembro de 2016
Hungria - Andorra, 17:00
Luxemburgo - Holanda, 17:00
Chipre - Gibraltar, 17:00
Suíça - Ilhas Faroé, 17:00
Bulgária - Bielorrússia, 17:00
Grécia - Bósnia, 19:45
Portugal - Letónia, 19:45
Bélgica - Estónia, 19:45

Nenhum comentário:

Postar um comentário