Outro resultado que não o triunfo das 'águias' sobre um conjunto vimaranense que ainda sonha com a Liga Europa 'oferece' título aos 'dragões'.
O Benfica, atual segundo classificado da I Liga portuguesa, a oito pontos do líder FC Porto, recebe esta terça-feira no Estádio da Luz, a partir das 21h30, o V.Guimarães, sétimo da tabela classificativa e que ainda mantém a esperança de terminar a prova nos 'lugares europeus'. O encontro poderá ditar, desde já, a atribuição do título de campeão nacional 2019/20, dado que qualquer resultado que não o triunfo das 'águias' garante desde logo ao rival FC Porto a conquista matemática do ceptro.
Será o 172º embate da história entre Benfica e V.Guimarães no conjunto de todas as competições, o 84º disputado no recinto dos 'encarnados', e surge numa altura em que as duas equipas estão longe de atravessar o seu melhor momento da época, como o treinador dos vimaranenses, Ivo Vieira, fez questão de apontar na antevisão da partida. Algo que não tira motivação às 'águias', garantiu o técnico Nélson Veríssimo, que vai fazer o seu terceiro jogo como treinador principal do clube, cargo onde permanecerá até ao final da temporada.
Histórico de confrontos
O histórico de encontros é, como seria de esperar, amplamente favorável ao Benfica, que dos 171 jogos oficiais já disputados entre as duas equipas triunfou em 120. Esse domínio 'encarnado' é ainda mais evidente quando as 'águias' jogam em casa, tendo vencido 70 dos 84 jogos em que receberam os 'vimaranenses' no conjunto de todas as competições.
Para a I Liga portuguesa, só por três vezes em 74 jogos o Vitória de Guimarães triunfo em casa do Benfica, a última das quais em março de 2009. Quique Flores treinava, então, as 'águias' e Manuel Cajuda orientava o Vitória. Um golo solitário do brasileiro Roberto, aos 66 minutos, fez a diferença nesse encontro. Desde então, nas últimas dez épocas, dez vitórias do Benfica.
As duas equipas, porém, já mediram forças no Estádio da Luz esta temporada e o resultado foi um empate sem golos, em partida da fase de grupos da Taça da Liga. Foi a primeira vez que o V.Guimarães não perdeu na deslocação ao terreno do Benfica desde novembro de 2009.
Na primeira volta, no Estádio D. Afonso Henriques, o Benfica venceu por 1-0 graças a um golo do argentino Cervi logo aos 23 minutos. Ao todo, foi o 18º jogo consecutivo - em casa ou fora e no conjunto de todas as provas - em que o V.Guimarães não conseguiu levar a melhor sobre o Benfica.
Momento de forma
As duas equipas chegam a este encontro vindas de dois resultados negativos. O Benfica empatou 1-1 no terreno do Famalicão, num jogo em que esteve a ganhar até perto do fim, enquanto o V.Guimarães se viu derrotado por 2-1 na receção ao Gil Vicente, numa partida em que vencia por 1-0 à entrada para o minuto 90.
Para o Benfica, tratou-se do oitavo jogo sem vitórias nos últimos dez (2 vitórias, 6 empates, 2 derrotas). Para o V.Guimarães foi a segunda derrota nos últimos quatro jogos e o quinto jogo sem vitórias nos últimos sete (2 vitórias, 3 empates, 2 derrotas).
A jogar em casa o Benfica só ganhou um dos últimos seis jogos (precisamente o último, frente ao Boavista, na estreia de Nélson Veríssimo). Já o V.Guimarães, fora de portas, só perdeu um dos últimos sete jogos que disputou (ante o rival Sp.Braga, na 28ª jornada), tendo ganhou quatro.
O que dizem os treinadores
Na antevisão do encontro, Nélson Veríssimo, treinador do Benfica, negou que a sua equipa vá entrar em campo mais pressionada pelo facto de poder 'entregar' o título ao FC Porto caso falhe o objetivo da vitória.
"O nosso foco, tendo consciência de como a situação está, é o nosso jogo. Tudo o que possa vir a seguir, ou paralelamente, tem de ficar à margem. Temos de focar-nos no que controlamos. Não há pressão acrescida. A pressão, aqui no Benfica, é sempre a mesma: entrar em campo para ganhar o próximo jogo. Tendo consciência da situação da classificação, o nosso objetivo tem de ser aquilo que nós controlamos, que é o jogo com o Vitória", sublinhou.
Já o treinador do V.Guimarães, Ivo Vieira, reconheceu que as duas equipas não atravessam o seu melhor momento, mas sublinhou que, ainda assim, espera ter pela frente um Benfica forte.
"O Benfica vale muito mais do que o que tem feito. Nós, Vitória, também valemos muito mais do que o que temos feito. Não nos vamos deixar iludir pela ideia de que o Benfica não está assim tão forte. O Benfica é sempre forte. Como sempre, vamos encarar o jogo para tentar fazer o nosso melhor. E o nosso melhor é tentar ganhar o jogo. Ainda não estamos arredados, mas o último resultado não nos ajudou a alimentar o objetivo [da Liga Europa]. Enquanto for matematicamente possível, vamos continuar a lutar por pontos", frisou.
Equipas prováveis
Não há castigados em nenhuma das equipas. A nível de lesões, contudo, o Benfica não vai poder contar com o espanhol Grimaldo, que não jogará mais esta temporada, nem com o marroquino Adel Taarabt, confirmou Nélson Veríssimo na conferência de imprensa de antevisão do encontro. Do lado dos vimaranenses, Alhassan Wakaso, Matheus Mascarenhas, Valeriy Bondarenko e Aziz estão a contas com lesões.
Benfica: Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Nuno Tavares; Weigl, Gabriel, Pizzi; Chiquinho, Rafa, Carlos Vinícius
V.Guimarães: Douglas; Florent, Suliman, Venâncio, Sacko; Poha, Mikel Agu, André André; Ola John, Davidson, Edwards
O árbitro
Hugo Miguel, da AF Lisboa, é o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o jogo entre Benfica e Vitória de Guimarães, relativo à 32.ª jornada da Liga, agendado para a próxima terça-feira, às 21.30 horas, no Estádio da Luz. Bruno Jesus e António Godinho serão os árbitros assistentes e António Nobre o 4.º árbitro. Na Cidade do Futebol, nas funções de videoárbitro, vai estar Luís Godinho, assistido por Valter Rufo.
Será o quinto jogo que Hugo Miguel apitará do Benfica esta temporada. As 'águias' venceram os três primeiros (frente a Tondela, Sporting e Famalicão), mas perderam o quarto e último (na receção ao Sp.Braga). Quanto ao V.Guimarães, terá o lisboeta como árbitro pela quarta vez e já experimento todos os resultados (empate com o Rio Ave, derrota com o Braga e vitória no mais recente, ante o Portimonense).
Benfica e V.Guimarães entram em campo no Estádio da Luz esta terça-feira, a partir das 21h30.
Equipa orientada por Nélson Veríssimo está obrigada a ganhar para evitar que o FC Porto seja campeão esta terça-feira.
OBenfica está obrigado a vencer, esta terça-feira, na receção ao Vitória SC em jogo da 32.ª jornada da I Liga. Só com um triunfo as águias podem adiar a festa... do FC Porto. Com os dragões a um empate da confirmação do título de campeão, a festa pode ser antecipada caso a formação de Guimarães conseguia levar pontos da visita ao Estádio da Luz.
Na antevisão da partida, Nélson Veríssimo diz que os jogadores estão focados naquilo que podem controlar, o que quer dizer que estão cientes de que não podem falhar.
Por seu turno, Ivo Vieira também fez questão de sublinhar que o Vitória SC espera um jogo de elevado grau de dificuldade, frisando que é uma ilusão pensar que não é um adversário forte.
O pontapé de saída desta partida está agendado para as 21h30 desta terça-feira e será dirigida pelo árbitro Hugo Miguel.
Nélson Veríssimo em discurso direto
Já pensa no jogo com o FC Porto?: "A seguir ao jogo com o Sporting. Seria uma desrespeito para com as equipas que ainda vamos jogar. Sabemos que vamos ter esse jogo, será o último. O nosso foco tem de ser no próximo jogo, é isso que comentamos entre todos."
FC Porto: "Acho que o nosso foco, tendo consciência de como a situação está, é no nosso jogo. Tudo o que possa vir a seguir ou paralelamente tem de ficar à margem. Temos de focar-nos no que controlamos."
Vitória SC: "Esperamos um Vitória organizado e com vontade de ter bola. Mas também podem esperar uma equipa em busca da vitória, de fazer golos e ganhar."
Ivo Vieira em discurso direto
Jogar para ganhar: "Como sempre, vamos encarar o jogo para tentar fazer o nosso melhor. E o nosso melhor é tentar ganhar o jogo. Ainda não estamos arredados, mas o último resultado não nos ajudou a alimentar o objetivo [da Liga Europa]. Enquanto for matematicamente possível, vamos continuar a lutar por pontos."
O que espera do Benfica: "Vai ser um Benfica difícil. Sabemos que os resultados não têm sido os melhores, mas a valia está lá, a organização está lá, a qualidade está lá. O Benfica vale muito mais do que o que tem feito. Nós, Vitória, também valemos muito mais do que o que temos feito. Não nos vamos deixar iludir pela ideia de que o Benfica não está assim tão forte. O Benfica é sempre forte."
FC Porto pode ser campeão em caso de empate ou triunfo do Vitória SC: "Não me compete entrar em festas, nem comentar festas seja de quem for. Temos de lutar pelo resultado. Tudo que não envolva o que é o jogo não me diz nada."
Últimos onzes
Benfica: Odysseas; Nuno Tavares, Rúben Dias, Jardel, André Almeida; Weigl, Gabriel, Pizzi, Cervi; Chiquinho e Seferovic.
Vitória SC: Douglas; Florent, Frederico Venâncio, Suliman, Sacko; Mikel Agu, Poha, André André; Ola John, Edwards e Bruno Duarte.
Últimos resultados
Benfica: EVDDV
Vitória SC: DVVDE
Ausentes
Benfica: Taarabt e Grimaldo (lesionados)
Vitória SC: Bondarenko (lesionado), Miguel Silva (transferido).
Nenhum comentário:
Postar um comentário